Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

CRISE

Leitura bíblica: João 6.57-69
57. Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.
58. Este é o pão que desceu dos céus. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre”.
59. Ele disse isso quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum.
60. Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: “Dura é essa palavra. Quem pode suportá-la?”
61. Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: “Isso os escandaliza?
62. Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes?
63. O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.
64. Contudo, há alguns de vocês que não crêem”. Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair.
65. E prosseguiu: “É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”.
66. Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.
67. Jesus perguntou aos Doze: “Vocês também não querem ir?”
68. Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.
69. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”.

Daquela hora em diante muitos de seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. (Jo 6.66)

Crise é a manifestação evidente de algum desequilíbrio. Geralmente acontece no quadro de uma situação crônica, no agravamento da saúde, ou, de forma inesperada, em muitas situações políticas. As fontes de crise e seu raio de ação diferem. Algumas são provocadas por sentimentos, como a do choro, dos nervos ou a da ira; outras, como a crise econômica, atingem famílias, instituições e até países. Enfim, onde está o homem, pode haver uma crise.
No texto de hoje, Jesus enfrenta uma crise. Os três últimos anos de sua vida foram dedicados à implantação do evangelho e ao preparo dos discípulos com vistas à difusão mundial das Boas Novas. Agora, nomeia apóstolos, convoca discípulos, orienta-os para a tarefa de ganhar o mundo.
Sua pregação não foi bem compreendida e houve uma reação de seus ouvintes: "Dura é essa palavra. Quem pode suportá-la?" O resultado não se fez esperar: muitos deixaram de acompanhá-la. Jesus foi incisivo e direto com os Doze: "Vocês também não querem ir?" (v 67). A resposta de Pedro não se fez demorar: "Senhor, para quem iremos?" (v 68). Hoje, como sempre, a crise espiritual ameaça a todos e atinge os que se sentem vacilantes na fé. Nasce de perguntas que aparentemente não oferecem respostas. Deus realmente existe? Governa o mundo ou abandonou-o à sua própria sorte? E a injustiça, e a fome, e a miséria humana? Deus não vê? E os meus pecados? Como Deus vai considerá-los? Só há uma solução para essa crise: absoluta confiança em Jesus e total dependência dele. Ou Cristo é o Filho de Deus, o Salvador de nossas almas, ou então forçoso é abandoná-lo pois ele não ofereceria soluções. Pedro viveu inúmeras crises. Venceu-as confiando em Cristo! Se você usar o mesmo recurso, certamente obterá o mesmo resultado. Não há crise espiritual sem solução para o homem de fé. Enfrente com Cristo as crises da vida. Você será um extraordinário vencedor! - CR

Para quem iremos? Para Cristo, hoje e sempre. Só Ele tem as palavras de vida eterna.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

DESPERCEBIDO

Leitura bíblica: Salmo 119.30-40
30. Escolhi o caminho da fidelidade; decidi seguir as tuas ordenanças.
31. Apego-me aos teus testemunhos, ó SENHOR; não permitas que eu fique decepcionado.
32. Corro pelo caminho que os teus mandamentos apontam, pois me deste maior entendimento.
33. Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e a eles obedecerei até o fim.
34. Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei e a ela obedeça de todo o coração.
35. Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação.
36. Inclina o meu coração para os teus estatutos, e não para a ganância.
37. Desvia os meus olhos das coisas inúteis; faze-me viver nos caminhos que traçaste.
38. Cumpre a tua promessa para com o teu servo, para que sejas temido.
39. Livra-me da afronta que me apavora, pois as tuas ordenanças são boas.
40. Como anseio pelos teus preceitos! Preserva a minha vida por tua justiça!

Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro. (Sl 119.97).

Você tem prazer em sua vida e alegria em viver? Você é feliz naquilo que faz e com aquilo que tem? Ou para você a vida é uma chatice, é sempre a mesma coisa? Por mais coisas que você faça em seu dia-a-dia, em alguma hora dá aquele vazio em que parece que você não fez nada? Aos poucos a sua vida parece estar sem sentido? Então está na hora de você reavaliar tudo o que você está fazendo, ou seja, reavaliar as suas prioridades. O que está em primeiro lugar em sua vida, realmente deveria estar ali, realmente está satisfazendo?
Em geral, para estarem bem informadas sobre os mais variados assuntos, as pessoas assistem à TV, lêem jornais e revistas, ouvem o rádio ou procuram informações pela internet. Até aí tudo bem! Mas para saberem sobre o seu futuro, correm atrás de qualquer tipo de fonte, que não edifica e nem tampouco garante um modo correto de viver. Nessa ânsia de descobrirem o futuro, as pessoas fazem qualquer coisa, mesmo que isto lhes custe caro. Mas algo passa despercebido!
Se você quer rever as prioridades de sua vida e quer saber sobre o seu futuro, então procure a fonte certa, busque na Bíblia, a Palavra de Deus a orientação para a sua vida. Quase em cada casa de nosso país existe pelo menos uma Bíblia. Mas para a maioria das pessoas passa despercebido que elas têm o mais precioso tesouro em sua casa, que fala de tudo, inclusive orienta sobre como conseguir um futuro melhor, como desfrutar melhor a vida, como evitar andar por caminhos errados que levam a pessoa a pecar e se separar de Deus e que destroem a sua vida. Muitas vezes a Bíblia está encostada numa estante, ou então aberta numa mesinha da sala, mas esta não é a sua função. A Bíblia é para ser lida, estudada e praticada. Use a sua Bíblia do modo correto e seja abençoado por Deus! Tenha prazer em sua vida. Aproveite-a da melhor forma. - HK

O verdadeiro prazer para a sua vida você encontra em Deus e em sua Palavra.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

ABRA-SE PARA DEUS

Leitura bíblica: Salmo 145.18-21
18. O SENHOR está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade.
19. Ele realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva.
20. O SENHOR cuida de todos os que o amam, mas a todos os ímpios destruirá.
21. Com meus lábios louvarei o SENHOR. Que todo ser vivo bendiga o seu santo nome para todo o sempre!

Queira o Senhor... perdoar todo aquele que inclina o seu coração... (2Cr 30.18,19)

Davi contou sua experiência de vida com Deus resumindo-a assim: "Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações" (Sl 34.6). Ele não era diferente de nós hoje. Sua vida, suas paixões, seus erros, desejos e medos eram semelhantes aos de todo ser humano. Seus problemas familiares foram vários e graves. Entretanto, sua vida de experiência com Deus quer incentivar você a abrir-se mais para Deus. Talvez você diga: "Eu tenho orado pedindo uma vida diferente com Deus!" Todos nós cuidamos dos nossos interesses, até mesmo com Deus, mas isso não é abrir-se para Deus e sim tentar mudar a vontade de Deus tornando-a favorável aos nossos interesses. Abrir-se para Deus é viver cada dia tão junto dele que ele possa intervir e determinar todas as nossas decisões. É ter a vontade de Deus como prioridade de vida. Se você quer viver assim com Deus, pare de exigir que ele dê as soluções que você imagina e abra-se para ele!
Davi relata a resposta que recebeu quando aprendeu a se abrir para Deus, resumindo-a com a seguinte frase: "O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra. Provem e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!" (Sl 34.7-8).
Quem se abre para Deus recebe recursos para enfrentar os temores da vida, os pequenos mas desgastantes desafios diários, as frustrações pelos sonhos quebrados e, sobretudo, seus próprios desejos ocultos. Tudo isso porque o amor de Deus proporciona descanso interior, segurança, proteção e equilíbrio emocional. Além disso, o próprio Deus se põe ao redor da pessoa para protegê-la constantemente. Abrir-se para Deus é mudar a vida. Jesus disse que era nascer de novo. Que a partir de hoje Deus faça seu coração abrir-se para ele. - MLN

Abrir-se para Deus não é disciplina pessoal, é ouvir o que Deus nos diz através de Jesus e obedecer.

domingo, 19 de agosto de 2007

VINHO

Leitura bíblica: João 2.1-11
1. No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava ali;
2. Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento.
3. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.
4. Respondeu Jesus: “Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou”.
5. Sua mãe disse aos serviçais: “Façam tudo o que ele lhes mandar”.
6. Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabiam entre oitenta e cento e vinte litros e
7. Disse Jesus aos serviçais: “Encham os potes com água”. E os encheram até a borda.
8. Então lhes disse: “Agora, levem um pouco ao encarregado da festa”. Eles assim fizeram,
9. e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo
10. e disse: “Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora”.
11. Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

Você guardou o melhor... (Jo 2.10).

O vinho é freqüentemente usado como símbolo, ou quase sinônimo, de alegria.
No texto de hoje encontramos Jesus participando de uma festa de casamento. Imagino que o noivo deve ter planejado tudo com muito cuidado; afinal quem não quer que sua festa seja um sucesso? Apesar de todo capricho, o vinho acaba e com ele a festa! O estoque de "alegria" está esgotado e ele não tem mais nada, sua festa acabou. Planejamento, esforço, sonhos, tudo inútil. Com a festa arruinada, qualquer tentativa de ajeitar as coisas tenderia a piorá-las. Mas Maria, mãe de Jesus, achou a solução: levou o problema a Ele. Fico imaginando se não foi de propósito o contraponto: Jesus usou um líquido que é por definição inodoro, incolor e insípido (água) e a partir dele criou justamente uma bebida apreciada por seu aroma, cor e paladar... mas não é isso que Ele faz com a vida?
Planejamos e providenciamos com esforços e planos a nossa felicidade. Esperamos os melhores resultados, uma festa sem fim, mas como somos limitados em relação à durabilidade e qualidade! O imponderável bate à porta, os planos não funcionam, nossa festa acaba. E afinal até mesmo aquilo que funciona não é tão bom quanto esperávamos - uma espécie de vinho de segunda classe. Imagino que você saiba bem do que estou falando. Já deve ter experimentado o gosto de "fim de festa", talvez agora mesmo. Esse tal "direito à felicidade" é pouco mais do que uma frase. Não é à toa que muitos dizem que a vida é sem graça, como água comparada com vinho.
Mas como fez com a água, é Jesus o único que pode dar sentido à existência. Não estou prometendo solução de circunstâncias adversas (embora Ele possa fazê-lo), mas digo que Jesus Cristo dá nova dimensão à vida. A experiência com Jesus de Nazaré muda a vida insossa em algo com cor e sabor, cheiro de novidade, que dura por toda a eternidade. Entregue os seus esforços ao pé da cruz. Você vai descobrir que tudo é muito melhor com Ele. - MHJ

A vida tem muito mais graça com Jesus.

Ponto de Pesquisa

Google