Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

sábado, 13 de outubro de 2007

RUMO CERTO

Leitura bíblica: Mateus 7.7-23
7. Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.
8. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.
9. Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra?
10.Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra?
11.Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!
12.Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas.
13.Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.
14.Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.
15.Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.
16.Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?
17.Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.
18.A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.
19.Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.
20.Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!
21.Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
22.Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?
23.Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!

Ele [Josias] fez o que o SENHOR aprova e andou nos caminhos de Davi, seu
predecessor, sem desviar-se nem para a direita nem para a esquerda. (2Rs 22.2)

Os navios e aviões de longo curso precisam traçar seu rumo com muita precisão. Em um percurso de, digamos, 5.000 km (o que não é muito numa rota transatlântica), um desvio de apenas três graus representa um erro de mais ou menos 250 km no destino e, no mínimo, perda de tempo e dinheiro. Nas viagens espaciais, então, tais erros são questão de vida ou morte. Quando um módulo espacial quer retornar à terra, ele tem uma "porta" muito estreita para entrar na atmosfera. Se a errar, queimará ou se perderá no espaço. A amplidão do oceano ou do espaço engana: o caminho desses veículos tem pouca folga e requer muita atenção. Em nossa leitura de hoje, Jesus avisa que, para chegarmos a bom termo com a nossa vida, sem destruí-la nem nos perdermos por aí, também temos de seguir um rumo certo, sem margem para desvios e manobras. Diz ainda que pouca gente o encontra, mas também nos dá orientações para achá-lo e permanecer nele. Primeiro Jesus diz que Deus, o Pai, quer dar-nos tudo o que é bom para nossa vida, e nos encoraja a pedir isso a ele. É o amor de Deus que aponta a direção a seguir. Isto se consegue passando adiante o amor recebido, fazendo aos outros o bem que desejamos para nós. À medida que praticamos isso, aparecem resultados (frutos) que tornam a presença de Deus cada vez mais visível e o caminho a seguir mais fácil de enxergar. O caminho é estreito (e por isso nem sempre fácil) porque esta é a única maneira de permanecer no rumo. Não há espaço para inventar jeitinhos quaisquer, nem basta só dizer que se anda por ele. É um exercício constante de receber de Deus, passar adiante e corrigir o rumo para não se perder para os lados - assim como fez o rei Josias, citado acima. -RK

O caminho da vida não tem desvios nem atalhos: é o amor de Deus revelado em Jesus.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

TRADIÇÃO

Leitura bíblica: Mateus 15.1-9
1. Então alguns fariseus e mestres da lei, vindos de Jerusalém, foram a Jesus e perguntaram:
2. “Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer!”
3. Respondeu Jesus: “E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês?
4. Pois Deus disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’.
5. Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é uma oferta dedicada a Deus’,
6. ele não está mais obrigado a ‘honrar seu pai’ dessa forma. Assim, por causa da sua tradição, vocês anulam a palavra de Deus.
7. Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo:
8. “ ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
9. Em vão me adoram;seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’”.

Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens. (Mt 15.8-9)

Parece incrível, mas existem pessoas que colocam as suas tradições familiares e religiosas acima de Deus. São pessoas que dizem ter devoção a Deus, mas as suas tradições e os ensinos dos antigos estão acima dele e de Sua Palavra. Certa vez um grupo de fariseus, que era um grupo muito fiel à sua religião, procurou Jesus, questionando o porquê de Seus discípulos não guardarem a tradição de seu povo, ou seja, o ensino dos antigos. Aí Jesus os pegou, mostrando que eles estavam mais preocupados com a tradição humana e religiosa do que com os ensinos de Deus, mesmo eles sendo tão religiosos, o que no caso era muito pior. Hoje existem pessoas que vivem da mesma maneira. Colocam as suas tradições e os ensinos dos antigos acima de Deus, e pior, não obedecem à Palavra de Deus, à Bíblia. Espero que você, prezado leitor, não seja uma destas pessoas, pois não adianta ser religioso se os ensinos de homens e as tradições estão acima de Deus e de Sua Palavra. Você realmente conhece a Deus? Qual é a sua real situação? Você é verdadeiramente temente a Deus, ou meramente religioso?
Se você continuar lendo este texto de Mateus, você vá claramente Jesus Cristo ensinando que não é o guardar uma tradição humana, ou olhar para o exterior das pessoas que faz diferença, mas sim, o seu coração transformado, a sua mente transformada, pois é de lá que partem todas as coisas, boas ou más. No caso, Jesus está falando das coisas más que saem e que destroem a vida das pessoas. Ser religioso não resolve e não transforma os problemas do ser humano. O interior (o coração) do homem precisa ser transformado de fato e de verdade, e não é uma religiosidade aparente que vai melhorar a vida de ninguém. O que muda mesmo é passar por uma verdadeira transformação em sua mente por meio de Jesus Cristo. - HK

Não pareça apenas ser cristão, seja de fato!

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

CONSOLAÇÃO

Leitura bíblica: Isaías 55.10-13
10. Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come,
11. assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.
12. Vocês sairão em júbilo e serão conduzidos em paz; os montes e colinas irromperão em canto diante de vocês, e todas as árvores do campo baterão palmas.
13. No lugar do espinheiro crescerá o pinheiro, e em vez de roseiras bravas crescerá a murta. Isso resultará em renome para o SENHOR, para sinal eterno, que não será destruído.”

Eu os conduzirei em meio a consolações. (Jr 31.9)

As consolações de Deus para seus filhos são bem distintas daquelas para quem não quer nada com ele. Deus preserva a vida de quem é indiferente a ele para que a pessoa se arrependa, se converta e se submeta ao Senhor Jesus. Mostra-lhe que tem tudo sob controle: "Você não soube que há muito Eu já o havia ordenado, que desde os dias da antigüidade Eu o havia planejado?" (Is 37.26). Quando Deus consola seus filhos, trata-se de um ato de Pai para filho. As consolações de Deus para nós nos mostram seu amor porque chegam aonde nem havíamos pensado. O consolo de Deus tem aroma de vida e segurança. Vem a nós aqui na terra com alegria e esperança comprovada de dias melhores. O consolo de Deus para nós é sua presença em nós! A Bíblia conta a história de um rei que Deus consolou. O rei Ezequias estava gravemente enfermo e Deus avisou que ele morreria. Ezequias então virou o rosto para a parede, orou ao Senhor e chorou amargamente. Algumas horas depois Deus lhe diz: "Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; acrescentarei quinze anos à sua vida" (Is 38.5). Ezequias estava com 39 anos de idade e reinou por mais 15 em paz e segurança, pois Deus defendeu Jerusalém durante seu reinado. Esses 15 anos foram os últimos tempos de paz que a nação viveu.
Deus nos consola com vida, paz e segurança. Não vivemos próximos ao fim da linha, porque os projetos de Deus para nós foram planejados antes da fundação da terra. É por essa razão que Deus nos chama de "seus eleitos". Deus tem nossas vidas "nas palmas das mãos". Isto significa que ele não é indiferente a sua dor, seu medo e seu choro. Nós, cristãos, estamos bem no foco dos olhos de Deus. Quando uma porta perece fechar-se, você não está entregue à sua própria dor e ao choro. Na verdade Deus, o Pai, está chamando sua atenção para outra porta entreaberta. Nada nem ninguém poderá deixar você sem o consolo de Deus e o livramento dele. - MLN

Deus enxugue suas lágrimas, console-o no choro e sare sua dor.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

AONDE VAMOS?

Leitura bíblica: Efésios 3.1-9
1. Por essa razão, eu, Paulo, sou prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vocês, gentios —
2. Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus,
3. isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação, como já lhes escrevi em poucas palavras.
4. Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo.
5. Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens outras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus,
6. significando que, mediante o evangelho, os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus.
7. Deste evangelho me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.
8. Embora eu seja o menor dos menores de todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo
9. e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas.

1. For this reason I, Paul, the prisoner of Christ Jesus for the sake of you Gentiles—
2. Surely you have heard about the administration of God’s grace that was given to me for you,
3. that is, the mystery made known to me by revelation, as I have already written briefly.
4. In reading this, then, you will be able to understand my insight into the mystery of Christ,
5. which was not made known to people in other generations as it has now been revealed by the Spirit to God’s holy apostles and prophets.
6. This mystery is that through the gospel the Gentiles are heirs together with Israel, members together of one body, and sharers together in the promise in Christ Jesus.
7. I became a servant of this gospel by the gift of God’s grace given me through the working of his power.
8. Although I am less than the least of all the Lord’s people, this grace was given me: to preach to the Gentiles the boundless riches of Christ,
9. and to make plain to everyone the administration of this mystery, which for ages past was kept hidden in God, who created all things.

Saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo (Gn 4.7)

Segundo uma pesquisa feita com 8.000 jovens, 27% dos brasileiros de 15 a 24 anos em oito regiões metropolitanas do país estão sem atividades profissionais ou educacionais. Consta também que 23% da população entre 16 e 24 anos (ou 1,7 milhão de jovens) não estuda nem trabalha. O que esses jovens podem esperar de si mesmos e o que podem oferecer à sociedade no futuro? Só duas coisas: a primeira é nada, nem para si mesmos, nem para a futura família. A segunda é a opção pela contravenção, pondo a juventude e a ousadia a serviço do crime em suas várias formas. No entanto, a igreja, corpo do Senhor Jesus, pode fazer a diferença para eles. A estrutura do mal é alimentada pela ganância, adubada pela injustiça e a corrupção, e disfarçada com a hipocrisia. Entretanto, existe entre nós um poder de salvação, expresso na seguinte declaração da Palavra de Deus: "Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" (Rm 1.16). Se você crê nesse evangelho, o assunto é com você. A linha do ócio maligno é quebrada pelo evangelho. Quando essa salvação opera, os cristãos assumem o encargo de formação espiritual e humana do jovem salvo por meio da igreja e dos irmãos na fé. Não podemos fugir dessa responsabilidade - esse trabalho já era praticado pela igreja desde o primeiro século de sua existência. Precisamos apenas abrir mão da preocupação com o nosso bem-estar pessoal e lembrar-nos de que fomos chamados para fazer discípulos, ou seja, sermos formadores de consciência cristã - e só poderemos fazê-lo sendo modelo a imitar. É responsabilidade de cada cristão ser luz e direção para os jovens que hoje enfrentam a força do mal. É responsabilidade nossa ser exemplo de vida cristã para dar-lhes direção, a mesma direção que recebemos de nossos pais na fé. Deus nos desperte para esta responsabilidade. - MLN

Mesmo como um pequeno fósforo riscado nas trevas ainda podemos iluminar.

Ponto de Pesquisa

Google