Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

domingo, 25 de maio de 2008

PRECIPITAÇÃO

Leitura bíblica: Juízes 11.29-35
29. Então o Espírito do SENHOR se apossou de Jefté. Este atravessou Gileade e Manassés, passou por Mispá de Gileade, e daí avançou contra os amonitas.
30. E Jefté fez este voto ao SENHOR: “Se entregares os amonitas nas minhas mãos,
31. Aquele que estiver saindo da porta da minha casa ao meu encontro, quando eu retornar da vitória sobre os amonitas, será do SENHOR, e eu o oferecerei em holocausto”.
32. Então Jefté foi combater os amonitas, e o SENHOR os entregou nas suas mãos.
33. Ele conquistou vinte cidades, desde Aroer até as vizinhanças de Minite, chegando a Abel-Queramim. Assim os amonitas foram subjugados pelos Israelitas.
34. Quando Jefté chegou à sua casa em Mispá, sua filha saiu ao seu encontro, dançando ao som de tamborins. E ela era filha única. Ele não tinha outro filho ou filha.
35. Quando a viu, rasgou suas vestes e gritou: “Ah, minha filha! Estou angustiado e desesperado por sua causa, pois fiz ao SENHOR um voto que não posso quebrar”.

Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora. (Ec 5.4)

O texto da leitura de hoje traz o relato de um voto feito pelo Jefté e a conseqüência desse voto precipitado.
Foi num período obscuro da história de Israel que tudo aquilo aconteceu. O que está relatado acerca de Jefté aconteceu "naquela época que não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo" (Jz 17.6). Portanto, a nação de Israel estava num caos, sem uma autoridade na figura de um rei e sem profetas para dar uma orientação espiritual.
Oprimido pelas nações vizinhas, o povo de Israel defendeu-se como pôde. Foi aí que Jefté saiu a pelejar contra os filhos de Amom e, ao sair para guerra, fez um voto ao Senhor, dizendo: "Se entregares os amonitas nas minhas mãos, aquele que estiver saindo da porta da minha casa ao meu encontro, quando eu retomar da vitória sobre os amonitas, será do SENHOR, e eu o oferecerei em holocausto" (Jz 12.30). E você sabe o que aconteceu: o Senhor lhe deu a vitória e, ao chegar em casa, eis que a sua filha única lhe sai ao encontro, dançando ao som de tamborins.
Deixando de lado quaisquer especulações em torno da questão, se ele ofereceu sua filha literalmente em sacrifício a Deus ou não, o que aprendemos nesta narrativa é que o voto feito por Jefté foi precipitado. Ele deveria saber de antemão que haveria uma grande probabilidade de sair algum de seus próprios entes queridos da porta de sua casa, e não deu outra.
De modo semelhante, ainda há nos dias de hoje muitas pessoas nas comunidades cristãs fazendo votos das mais diversas maneiras. A Bíblia diz que, "é melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir" (Ec 5.5).
Diante disso, vamos aprender o que está na Bíblia em Provérbios 19.2, onde se diz: "Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho". - MM

Tenhamos em mente que devemos estar prontos para ouvir, mas tardios para falar.

Ponto de Pesquisa

Google