Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

sábado, 5 de janeiro de 2008

CERTO? ERRADO?

Leitura bíblica: Provérbios 11.1-3
1.O SENHOR repudia balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer.
2.Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes.
3.A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói.

A justiça dos justos os livra, mas o desejo dos infiéis os aprisiona. (Pv 11.6)

Você sabe o que é certo e errado? E se souber, age de acordo? Por que isto estaria certo e aquilo errado? Note bem: não se trata de aritmética. Aí é fácil: 3+2=5, certo; 3+2=7, errado. Estou falando da forma como vivemos, ou, se quiser chamar assim, de justiça. Das maiores decisões mundiais (é justo iniciar uma guerra que custará a vida de milhares de pessoas?) até as menores questões pessoais (é justo aquele jeitinho para contornar um probleminha momentâneo?). As incertezas são muitas e se refletem nos conflitos sérios e ridículos que rolam por aí. A leitura de hoje oferece três ferramentas úteis para lidar com isso. Veja também os outros exemplos da Bíblia indicados.
Balança correta: É claro que aqui se trata primeiro de honestidade no comércio, mas podemos estender a idéia à importância (peso) que damos aos vários fatos da nossa vida. O que é mais importante: aquela palavrinha desagradável que alguém me disse num mau momento ou uma vida de harmonia e cooperação com essa pessoa? (”Portanto, se aquilo que eu como leva o meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar.” - 1Co 8.13)
Humildade: Se alguém outro tem uma opinião diferente da minha, será que esse outro não poderia ter razão e eu estar enganado? O esforço para examinar as razões de cada um ou de brigar para me impor a todo custo é mais ou menos o mesmo, mas a briga gera mal-estar, enquanto o exame promove o entendimento (“Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.” - Mt 7.3-5)
Integridade: Eu poderia ser muito rigoroso com minha moral sexual e condenar severamente quem não age como eu, mas ao mesmo tempo ser ganancioso, avarento e cruel. Assim seria perfeito em um lado da vida, mas desleixado em outro. Integridade significa ter um só padrão (o mesmo peso!) para tudo, quer me agrade, quer não (“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas. Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo.” - Mt 23.23,24). O resultado é um procedimento justo que dá liberdade: ninguém poderá nos cobrar algo - o que de novo facilita tomar posições justas. - RK

Equilíbrio, humildade e integridade orientados pela Palavra de Deus ajudam a acertar.

Ponto de Pesquisa

Google