Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

sábado, 8 de setembro de 2007

OUVIR E PRATICAR

Leitura bíblica: Mateus 5.15-16
15. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
16. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.

Permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção (2Tm 3.14)

O que você diz ter aprendido de Deus só será verdadeiro se você viver aquilo integralmente. Quem realmente aprendeu algo de Deus não deixará de praticar, anunciar, notar e testemunhar a verdade aprendida. Deus não ensina, diz ou ordena sem que o resultado seja o que Ele quer. Entretanto, podemos ser passivos e nos limitar a ouvir a Palavra de Deus. Sem prática não se retém na mente a Palavra ouvida e a consciência não será confrontada. O resumo desse comportamento pode ser definido com a frase: não creram no que ouviram, por isso não aprenderam. A Bíblia, a Palavra de Deus, chama a nossa atenção dizendo: "Sejam praticantes da palavra e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos" (Tg 1.22). Se não crermos no que ouvimos e aprendemos de Deus, podemos desenvolver uma vida apenas religiosa, mesmo dentro da comunidade cristã. O perigo é que esta espécie de vida sem Deus pode conduzir a um desastre eterno.
Verifique o quanto da Palavra de Deus que você ouviu tem moldado a sua vida intima, moral, os seus relacionamentos, a comunhão com os irmãos, o trabalho e os negócios. Verifique o quanto da Palavra de Deus ouvida tem levado você a se envolver com o Reino de Deus e com o seu próximo. E por último verifique se o que você costuma dizer tem promovido a paz, o bom ânimo e a esperança em quem ouve, pois a Bíblia diz: "A religião que Deus, nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo" (Tg 1.27).
Lembre-se: você não pode dizer o que aprendeu da Palavra de Deus até que creia a ponto de viver o que aprendeu em seu dia-a-dia. Foi vivendo o que ouviram e creram que os primeiros cristãos mudaram o mundo. O seu ouvir, aprender, crer e viver pode ser a diferença na vida de pessoas que o cercam. Deus o abençoe! - MLN

Deixe a luz do céu brilhar em sua vida diária.

domingo, 2 de setembro de 2007

COMO SURGIU O MAL?

Leitura bíblica: Ezequiel 28.11-19
11. Esta palavra do SENHOR veio a mim:
12. Filho do homem, erga um lamento a respeito do rei de Tiro e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o SENHOR: Você era o modelo da perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza.
13. Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado.
14. Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o designei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes.
15. Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você.
16. Por meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou. Por isso eu o lancei, humilhado, para longe do monte de Deus, e o expulsei, ó querubim guardião, do meio das pedras fulgurantes.
17. Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis.
18. Por meio dos seus muitos pecados e do seu comércio desonesto você profanou os seus santuários. Por isso fiz sair de você um fogo, que o consumiu, e reduziu você a cinzas no chão, à vista de todos os que estavam observando.
19. Todas as nações que o conheciam espantaram-se ao vê-lo; chegou o seu terrível fim, você não mais existirá.

Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você. (Ez 28.15)

Escrever sobre a origem do mal não é fácil. A Bíblia praticamente silencia sobre o assunto. O texto de hoje, entretanto, dá algumas pistas. Trata do rei de Tiro, então capital da Fenícia, um reino que na época era o centro comercial do mundo. O rei ostentava seu luxo e julgava-se sábio, charmoso e perfeito. No entanto, o profeta descreve um personagem que transcende a figura do rei. Fala de alguém anterior a ele que fora criado e que vivia no jardim do Éden. Fala de sua conduta perfeita desde a sua criação e que no auge da sua perfeição extrapolou a sua área. E é isto que o profeta chama de mal. Neste seu orgulho ele procurou destronar ao próprio Criador. Daí a razão do profeta dizer: "O mal se achou em ti". O mal, portanto, nasceu dentro daquele ser angelical. Não podia ser diferente, pois, pelo fato de não se submeter ao "Sumo Bem", acabou em se constituir no "Sumo Mal". O profeta Isaías registra uma situação idêntica no capítulo 14, referindo-se ao rei da Babilônia. Isaías o chama de "Estrela da Manhã". Este igualmente visa subir acima do Criador, mas acaba sendo derrubado e se constitui em inimigo do Criador. Torna-se em Satanás, que significa adversário, Diabo, acusador, caluniador, maldizente. Jesus o chamou de "o pai da mentira". Conclui-se que foi o orgulho que levou à queda aquele ser angelical criado. Tem razão o autor de Provérbios em dizer: "O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda" (Pv 16.18). O caminho de Jesus foi no sentido contrário. Dele se lê: "Esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo tornando-se semelhante aos homens... humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz”. O pecado é realidade na vida. E a vitória sobre o pecado temos tão somente em Jesus Cristo. - HM

Onde o pecado aumentou, a graça de Deus aumentou muito mais.

Ponto de Pesquisa

Google