Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

sábado, 31 de março de 2012

Fale de Jesus

Leitura bíblica: Atos 4.1-20
1.    Enquanto Pedro e João falavam ao povo, chegaram os sacerdotes, o capitão da guarda do templo e os saduceus.
2.    Eles estavam muito perturbados porque os apóstolos estavam ensinando o povo e proclamando em Jesus a ressurreição dos mortos.
3.    Agarraram Pedro e João e, como já estava anoitecendo, os colocaram na prisão até o dia seguinte.
4.    Mas muitos dos que tinham ouvido a mensagem creram, chegando o número dos homens que creram a perto de cinco mil.
5.    No dia seguinte, as autoridades, os líderes religiosos e os mestres da lei reuniram-se em Jerusalém.
6.    Estavam ali Anás, o sumo sacerdote, bem como Caifás, João, Alexandre e todos os que eram da família do sumo sacerdote.
7.    Mandaram trazer Pedro e João diante deles e começaram a interrogá-los: “Com que poder ou em nome de quem vocês fizeram isso?”
8.    Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Autoridades e líderes do povo!
9.    Visto que hoje somos chamados para prestar contas de um ato de bondade em favor de um aleijado, sendo interrogados acerca de como ele foi curado,
10.saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores.
11.Este Jesus é “ ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’.
12.Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.
13.Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.
14.E como podiam ver ali com eles o homem que fora curado, nada podiam dizer contra eles.
15.Assim, ordenaram que se retirassem do Sinédrio e começaram a discutir,
16.perguntando: “Que faremos com esses homens? Todos os que moram em Jerusalém sabem que eles realizaram um milagre notório que não podemos negar.
17.Todavia, para impedir que isso se espalhe ainda mais entre o povo, precisamos adverti-los de que não falem com mais ninguém sobre esse nome”.
18.Então, chamando-os novamente, ordenaram-lhes que não falassem nem ensinassem em nome de Jesus.
19.Mas Pedro e João responderam: “Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus.
20.Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos”.
Não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos. (At 4.20)

"As vezes somos incapazes de responder às perguntas de alguém e pedimos um tempo para pensar; vamos estudar o assunto para dar uma resposta correta.
É claro que Jesus nunca precisou desse tempo; aos doze anos, conforme conta Lucas, ele já respondia aos doutores no templo. O apóstolo Pedro precisou de algum tempo para ser ousado assim. Neste texto podemos ver o que ele aprendeu em sua convivência com o Mestre: Ele conseguiu vencer sua timidez. Alguns cristãos têm medo de falar de Deus aos pais, às autoridades, às pessoas mais velhas em geral. Jesus não foi impedido por esse tipo de receio e aqui vemos Pedro respondendo com ousadia quando confrontado com a autoridade dos doutores da lei. Ele sentia segurança naquilo que dizia, pois estava "cheio do Espírito Santo", como diz o verso 8; os membros do Sinédrio queriam intimidar os apóstolos, mas Pedro agora era poderoso em suas palavras e sabia como responder a eles. Ele refletia a verdade de Deus com mansidão, mas com autoridade (v. 8-12), provocando a admiração dos líderes religiosos que reconheceram nas suas palavras e na sua ousadia que ele havia aprendido de Jesus. A calma e a firmeza com que respondeu às questões dos sacerdotes, ao contrário, provocaram medo neles; agora eram eles que estavam com receio dos apóstolos, ao reconhecerem a autoridade de sua resposta.
Em nossas conversas, se conhecermos bem aquilo sobre o que falamos, somos convincentes em nossas respostas. No entanto, quantas vezes somos tímidos para defender a nossa fé, as nossas convicções espirituais! Tememos mostrar aos outros que acreditamos na Palavra de Deus, que baseamos nossa fé naquilo que o Espírito Santo fez registrar na Bíblia. Como Pedro, é preciso dar lugar ao Espírito Santo e enfrentar o mundo e suas ciladas com a certeza de que Jesus é a resposta de que todos precisamos em nossas vidas. - EOL

Não tenha medo, fale de Jesus para os outros.

Ponto de Pesquisa

Google