Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Os costumes do Natal são cristãos?

CHEGOU a época do Natal. O que significa isso para você, para sua família e para seus conhecidos? Trata-se de um acontecimento espiritual ou é apenas uma época festiva e alegre? É uma ocasião para se refletir no nascimento de Jesus Cristo ou para não se preocupar com normas cristãs?

Ao considerar essas perguntas, lembre-se de que as tradições natalinas podem variar de lugar para lugar. Por exemplo, no México e em outros países latino-americanos, até mesmo o nome é diferente. Uma enciclopédia menciona que a palavra inglesa, Christmas, “deriva do medieval Christes Masse, a Missa de Cristo”. No entanto, La Navidad, ou a Natividade, como o Natal é chamado em alguns países latino-americanos, refere-se ao nascimento de Cristo. Tome uns instantes para considerar alguns pormenores do costume no México. Isso pode ajudá-lo a formar uma opinião sobre essa época festiva.

As posadas, os três reis magos e o nascimento

As festividades começam em 16 de dezembro com as posadas. O livro Mexico’s Feasts of Life (Banquetes da Vida do México) comenta: “É a época das posadas, nove dias mágicos que antecedem à Véspera do Natal, que comemora a perambulação solitária de José e de Maria na cidade de Belém, e o momento em que por fim encontraram bondade e abrigo. Famílias e amigos se reúnem cada noite para encenar os dias que precederam ao nascimento de Cristo.”

Tradicionalmente, um grupo de pessoas carrega imagens de Maria e de José até um lar e num cântico pede abrigo, ou posada. Os da casa cantam em resposta, até que por fim se permite aos visitantes entrar. Daí começa a festa, em que alguns — de olhos vendados e com um pau na mão — revezam-se em tentar quebrar a piñata, um grande vaso de barro, decorado, pendurado num barbante. Depois de quebrado o vaso, seu conteúdo (pequenas guloseimas, frutas e coisas assim) é apanhado pelos celebrantes. A isto se seguem comida, bebidas, música e dança. Atualmente, muitas vezes costuma-se omitir o canto e as imagens — só restando a festa. Realizam-se oito festas de posada entre 16 e 23 de dezembro. No dia 24, celebra-se a Nochebuena (véspera de Natal), e as famílias fazem empenho de se reunir para um jantar especial.

Depois vem o dia do Ano Novo, celebrado com festas muito barulhentas. Na noite de 5 de janeiro, os Tres Reis Magos (três reis magos) devem trazer brinquedos para as crianças. O clímax é uma festa em 6 de janeiro, quando se serve uma rosca de Reis (bolo em forma de anel). Ao comer esse bolo, alguém irá encontrar no seu pedaço um bonequinho, representando o menino Jesus. Quem o achar, terá a obrigação de organizar e patrocinar uma última festa em 2 de fevereiro. (Em alguns lugares, há três pequenos bonecos, representando os três reis magos.) Como pode ver, as celebrações relacionadas com o Natal não param.

Durante esse período, o nascimento (a cena da natividade) tem bastante destaque. O que está envolvido nisso? Em lugares públicos, bem como em igrejas e em lares, montam-se cenários com figuras (grandes ou pequenas) de cerâmica, madeira ou barro. Elas representam José e Maria ajoelhados diante duma manjedoura em que está um menino recém-nascido. Muitas vezes há também pastores e os Reis Magos (os reis magos). O cenário é um estábulo, e pode haver alguns animais para completar a cena. A figura central, porém, é a dum menino recém-nascido, chamado em espanhol de el Niño Dios (o Menino Deus). Essa figura principal pode ser colocada ali na Véspera do Natal.
Tirado do site: http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2000920?q=natal&p=par

Ponto de Pesquisa

Google