Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

sábado, 24 de novembro de 2012

BALANÇO DA VIDA


Leitura bíblica: Romanos 12.1-3
1. Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
2. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
3. Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.

Cada um examine os próprios atos (Gl 6.4)

Queremos chamar sua atenção para um fato importante: estamos no início do segundo semestre. O tempo passa rápido e logo logo estaremos ouvindo os votos de boas festas.
O início do segundo semestre é o melhor tempo para nos fazermos as seguintes perguntas: Tenho procurado falar mais e de modo mais íntimo com Deus? Meus hábitos negativos ainda comandam minhas escolhas e decisões? Minha comunhão com os irmãos obedece aos princípios de amor do Senhor Jesus Cristo? Minha comunicação revela que pertenço a Jesus? Se não revela, o que estou fazendo para mudar? Tenho dado afeto à minha família, pela qual sou responsável? Sou honesto nos meus negócios e trabalhos? A esperteza se tornou o motor das minhas ações? As minhas palavras e expressões têm dado ânimo e esperança às pessoas que me cercam? Tenho ouvido mais e imposto menos as minhas opiniões? Consegui no primeiro semestre do ano aprender algo que tenha mudado meu modo de pensar? Tenho confessado o meu pecado e me arrependido, tenho efetuado as mudanças que Jesus requer? Se o quadro de respostas for negativo, o princípio das mudanças está no arrependimento e na volta da submissão a Jesus. Essa mudança começa com a decisão de reconhecer a partir de hoje as virtudes cristãs como imperativas para sua vida. Ninguém pode mudar nada em sua vida se você não decidir fazê-lo. A garantia de que as mudanças para melhor são possíveis está na própria Palavra de Deus, que afirma: "Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em Ti confia" (Is 26.3). Se você ainda tem a disposição de efetuar neste ano mudanças para melhorar sua vida com Deus, com o Senhor Jesus e os irmãos, você ainda tem um semestre pela frente. O ano ainda pode ser altamente produtivo. Avive a perseverança, porque o Senhor está quase às portas. - MLN

As barreiras que impedem a perfeita vida com Deus são as do nosso próprio coração.






AMOR CRESCENTE

Leitura bíblica: Filipenses 1.9-11
9.     Esta é a minha oração: Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção,
10. para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo,
11. cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Que o amor de vocês aumente cada vez mais (Fp 1.9)

Todos nós gostamos de aumento: aumento de salário, aumento de lucros, aumento de bens e riquezas. Gostamos também de aumentar o nosso conhecimento, a sabedoria, de fazer cursos e especializar-nos em alguma área da vida. É bom, ainda, aumentar o círculo de amigos, relacionar-se com pessoas importantes, famosas, poderosas ...
Agora, no texto que lemos, observamos uma oração do apóstolo Paulo, e ali o velho apóstolo está pedindo a Deus que faça crescer o amor em nossas vidas. E aqui precisamos examinar as razões por que o apóstolo está fazendo essa oração. Observamos no texto o desencadear de uma série de fatores na vida do cristão: que o amor aumente em conhecimento e em toda percepção, que esse aumento do amor em conhecimento e percepção resulte em discernimento acerca do que é melhor. Havendo esse discernimento, ele deverá por sua vez desencadear uma pureza e integridade que perdure até o fim dos tempos, ou seja: "até o dia de Cristo" (v.10 b). E a pureza e integridade resultará numa vida cheia do fruto da justiça, que por fim desembocará na glorificação de Deus e em seu louvor.
Por isso, cabe a cada um de nós, como cristãos, examinar a nossa vida e observar se existe ou não o desencadeamento dessas virtudes: o aumento do amor e, como conseqüência, uma mudança nas nossas vidas em que os outros percebam a nossa pureza e integridade, havendo também frutos de justiça que glorifiquem e louvem a Deus. Se de fato pudermos observar tudo isso na nossa vida, podemos concluir que a oração do velho apóstolo em favor dos cristãos da cidade de Filipos está se cumprindo também em nossas vidas. - MM

O aumento do amor em nossas vidas deve sempre resultar em glórias e louvores a Deus.






O PROBLEMA DA REBELDIA

Leitura bíblica: Números 12.1-16
1.     Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher etíope.
2.     “Será que o SENHOR tem falado apenas por meio de Moisés?”, perguntaram. “Também não tem ele falado por meio de nós?” E o SENHOR ouviu isso.
3.     Ora, Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra.
4.     Imediatamente o SENHOR disse a Moisés, a Arão e a Miriã: “Dirijam-se à Tenda do Encontro, vocês três”. E os três foram para lá.
5.     Então o SENHOR desceu numa coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da Tenda, chamou Arão e Miriã. Os dois vieram à frente,
6.     e Ele disse: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do SENHOR, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.
7.     Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.
8.     Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do SENHOR. Por que não temeram criticar meu servo Moisés?”
9.     Então a ira do SENHOR acendeu-se contra eles, e Ele os deixou.
10. Quando a nuvem se afastou da Tenda, Miriã estava leprosa; sua aparência era como a da neve. Arão voltou-se para Miriã, viu que ela estava com lepra
11. e disse a Moisés: “Por favor, meu senhor, não nos castigue pelo pecado que tão tolamente cometemos.
12. Não permita que ela fique como um feto abortado que sai do ventre de sua mãe com a metade do corpo destruído”.
13. Então Moisés clamou ao SENHOR: “Ó Deus, por misericórdia, concede-lhe cura!”
14. O SENHOR respondeu a Moisés: “Se o pai dela lhe tivesse cuspido no rosto, não estaria ela envergonhada sete dias? Que fique isolada fora do acampamento sete dias; depois ela poderá ser trazida de volta”.
15. Então Miriã ficou isolada sete dias fora do acampamento, e o povo não partiu enquanto ela não foi trazida de volta.
16. Depois disso, partiram de Hazerote e acamparam no deserto de Parã.
 
Por que não temeram criticar meu servo Moisés? (Nm 12.8b)

Quem acompanha a trajetória da vida de Miriã, observa desde sua infância uma pessoa de uma inteligência sagaz e sensível. Ela teve um papel importantíssimo na preservação da vida do recém-nascido Moisés. Miriã foi a guardiã do bercinho flutuante onde estava o rechonchudo e sadio bebê Moisés. Quando a filha de Faraó descobre tratar-se de uma criança hebréia, Miriã aparece, sugerindo: "A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino?" (Êx 2.7) Esta palavra, dita no momento certo, trouxe para o pequeno Moisés o carinho sem par de sua própria mãe, que o instruiu no patriotismo e no temor do Deus verdadeiro.
Mais tarde vemos Miriã conduzindo um coro de mulheres em um cântico triunfal após a passagem do Mar Vermelho. A Bíblia retrata Miriã como musicista, cantora e profetisa. Apesar de tudo isso, num momento de descuido espiritual, foi seduzida pelo inimigo a criticar o seu irmão Moisés, o líder a quem Deus escolhera.
Diante desse deslize recebeu o juízo de Deus, contraindo lepra e sendo obrigada a ficar pelo menos sete dias fora do acampamento de Israel.
Se há uma coisa que Deus abomina na vida de uma pessoa é a atitude de rebeldia e suas manifestações. Observe o que diz a Bíblia acerca da rebeldia: "A rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria" (1Sm 15.23a).
Que todos nós possamos aprender a respeitar as autoridades colocadas por Deus acima de nós. Deus, sendo a autoridade máxima, deseja que aprendamos a respeitar as autoridades e a obedecer-lhes, para que, na última instância, obedeçamos também ao próprio Deus. - MM

Rebelião resulta em rejeição por parte de Deus.


O SEGREDO DA VITÓRIA


Leitura bíblica: Josué 7
1.    Mas os israelitas foram infiéis com relação às coisas consagradas. Acã, filho de Carmi, filho de Zinria, filho de Zerá, da tribo de Judá, apossou-se de algumas delas. E a ira do SENHOR acendeu-se contra Israel.
2.    Sucedeu que Josué enviou homens de Jericó a Ai, que fica perto de Bete-Áven, a leste de Betel, e ordenou-lhes: “Subam e espionem a região”. Os homens subiram e espionaram Ai.
3.    Quando voltaram a Josué, disseram: “Não é preciso que todos avancem contra Ai. Envie uns dois ou três mil homens para atacá-la. Não canse todo o exército, pois eles são poucos”.
4.    Por isso cerca de três mil homens atacaram a cidade; mas os homens de Ai os puseram em fuga,
5.    chegando a matar trinta e seis deles. Eles perseguiram os israelitas desde a porta da cidade até Sebarim, e os feriram na descida. Diante disso o povo desanimou-se completamente.
6.    Então Josué, com as autoridades de Israel, rasgou as vestes, prostrou-se, rosto em terra, diante da arca do SENHOR, cobrindo de terra a cabeça, e ali permaneceu até a tarde.
7.    Disse então Josué: “Ah, Soberano SENHOR, por que fizeste este povo atravessar o Jordão? Foi para nos entregar nas mãos dos amorreus e nos destruir? Antes nos contentássemos em continuar no outro lado do Jordão!
8.    Que poderei dizer, Senhor, agora que Israel foi derrotado por seus inimigos?
9.    Os cananeus e os demais habitantes desta terra saberão disso, nos cercarão e eliminarão o nosso nome da terra. Que farás, então, pelo teu grande nome?”
10.O SENHOR disse a Josué: “Levante-se! Por que você está aí prostrado?
11.Israel pecou. Violou a aliança que eu lhe ordenei. Apossou-se de coisas consagradas, roubou-as, escondeu-as e as colocou junto de seus bens.
12.Por isso os israelitas não conseguem resistir aos inimigos; fogem deles porque se tornaram merecedores da sua destruição. Não estarei mais com vocês, se não destruírem do meio de vocês o que foi consagrado à destruição.
13.“Vá, santifique o povo! Diga-lhes: Santifiquem-se para amanhã, pois assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Há coisas consagradas à destruição no meio de vocês, ó Israel. Vocês não conseguirão resistir aos seus inimigos enquanto não as retirarem.
14.“Apresentem-se de manhã, uma tribo de cada vez. A tribo que o SENHOR escolher virá à frente, um clã de cada vez; o clã que o SENHOR escolher virá à frente, uma família de cada vez; e a família que o SENHOR escolher virá à frente, um homem de cada vez.
15.Aquele que for pego com as coisas consagradas será queimado no fogo com tudo o que lhe pertence. Violou a aliança do SENHOR e cometeu loucura em Israel!”
16.Na manhã seguinte Josué mandou os israelitas virem à frente segundo as suas tribos, e a de Judá foi a escolhida.
17.Os clãs de Judá vieram à frente, e ele escolheu os zeraítas. Fez o clã dos zeraítas vir à frente, família por família, e o escolhido foi Zinri.
18.Josué fez a família de Zinri vir à frente, homem por homem, e Acã, filho de Carmi, filho de Zinri, filho de Zerá, da tribo de Judá, foi o escolhido.
19.Então Josué disse a Acã: “Meu filho, para a glória do SENHOR, o Deus de Israel, diga a verdade. Conte-me o que você fez; não me esconda nada”.
20.Acã respondeu: “É verdade que pequei contra o SENHOR, o Deus de Israel. O que fiz foi o seguinte:
21.quando vi entre os despojos uma bela capa feita na Babilônia, dois quilos e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas, eu os cobicei e me apossei deles. Estão escondidos no chão da minha tenda, com a prata por baixo”.
22.Josué enviou alguns homens que correram à tenda de Acã; lá estavam escondidas as coisas, com a prata por baixo.
23.Retiraram-nas da tenda e as levaram a Josué e a todos os israelitas, e as puseram perante o SENHOR.
24.Então Josué, junto com todo o Israel, levou Acã, bisneto de Zerá, e a prata, a capa, a barra de ouro, seus filhos e filhas, seus bois, seus jumentos, suas ovelhas, sua tenda e tudo o que lhe pertencia, ao vale de Acor.
25.Disse Josué: “Por que você nos causou esta desgraça? Hoje o SENHOR lhe causará desgraça”. E todo o Israel o apedrejou, e depois apedrejou também os seus, e queimou tudo e todos eles no fogo.
26.Sobre Acã ergueram um grande monte de pedras, que existe até hoje. Então o SENHOR se afastou do fogo da sua ira. Por isso foi dado àquele lugar o nome de vale de Acor, nome que permanece até hoje.

Livremo-nos de tudo que nos atrapalha e do pecado que nos envolve (Hb 12.1)

Muitos se perguntam por que as promessas de Deus não se cumprem na sua vida: o que há de errado? Por que minha vida não anda? Por que não sou feliz? Por que tudo da errado? Luta-se e não se chega a lugar nenhum.
Hoje também lemos sobre uma luta. Aparentemente tranqüila, a cidade era pequena, não seriam necessários muitos homens, era vitória garantida. Mas dessa vez voltaram assustados e envergonhados, sem entender a razão da derrota em Ai. Como pôde acontecer isso? Josué expressou sua tristeza e dor diante do Senhor. Não compreendia como perderam uma batalha tão fácil!
Enquanto orava, o Senhor lhe disse que havia pecado em Israel: desobedeceram-lhe e quebraram seu pacto - por isso Deus não estaria mais com eles se não tirassem a maldição do seu meio. Josué teria de tomar uma atitude para que o Senhor se voltasse novamente para Israel: o culpado seria destruído - só então voltariam a se firmar. E assim, família por família se chegou a Josué, até localizarem Acã.
Acã confessa a culpa pela tragédia: fora apanhado pela cobiça, que o fez perder o controle diante de coisas na verdade insignificantes, que escondeu na sua tenda, sua habitação, lugar da intimidade pessoal. Uma pergunta: Existe no seu íntimo algo que impeça o seu avanço?
Será que na sua "tenda" você não está apegado a algo que ofenda a Deus e traga maldições à sua vida? Tome já uma atitude contra isso, antes que tudo piore. O problema de Acã não estava nos objetos, que não eram grande coisa, mas na desobediência, na quebra dos princípios de Deus. Portanto, chega de lágrimas e cumplicidade com o pecado: é hora de pôr para fora os Acãs da sua vida. Exponha ao Senhor o que impede você de ter uma vida reta. Corra para sua tenda e livre-se de todo embaraço, para tomar posse da vitória. - DMW

Antes de vencer lá fora, precisamos vencer dentro de nós.

Ponto de Pesquisa

Google