Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

CRISE

Leitura bíblica: João 6.57-69
57. Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.
58. Este é o pão que desceu dos céus. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre”.
59. Ele disse isso quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum.
60. Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: “Dura é essa palavra. Quem pode suportá-la?”
61. Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: “Isso os escandaliza?
62. Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes?
63. O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.
64. Contudo, há alguns de vocês que não crêem”. Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair.
65. E prosseguiu: “É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”.
66. Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.
67. Jesus perguntou aos Doze: “Vocês também não querem ir?”
68. Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.
69. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”.

Daquela hora em diante muitos de seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. (Jo 6.66)

Crise é a manifestação evidente de algum desequilíbrio. Geralmente acontece no quadro de uma situação crônica, no agravamento da saúde, ou, de forma inesperada, em muitas situações políticas. As fontes de crise e seu raio de ação diferem. Algumas são provocadas por sentimentos, como a do choro, dos nervos ou a da ira; outras, como a crise econômica, atingem famílias, instituições e até países. Enfim, onde está o homem, pode haver uma crise.
No texto de hoje, Jesus enfrenta uma crise. Os três últimos anos de sua vida foram dedicados à implantação do evangelho e ao preparo dos discípulos com vistas à difusão mundial das Boas Novas. Agora, nomeia apóstolos, convoca discípulos, orienta-os para a tarefa de ganhar o mundo.
Sua pregação não foi bem compreendida e houve uma reação de seus ouvintes: "Dura é essa palavra. Quem pode suportá-la?" O resultado não se fez esperar: muitos deixaram de acompanhá-la. Jesus foi incisivo e direto com os Doze: "Vocês também não querem ir?" (v 67). A resposta de Pedro não se fez demorar: "Senhor, para quem iremos?" (v 68). Hoje, como sempre, a crise espiritual ameaça a todos e atinge os que se sentem vacilantes na fé. Nasce de perguntas que aparentemente não oferecem respostas. Deus realmente existe? Governa o mundo ou abandonou-o à sua própria sorte? E a injustiça, e a fome, e a miséria humana? Deus não vê? E os meus pecados? Como Deus vai considerá-los? Só há uma solução para essa crise: absoluta confiança em Jesus e total dependência dele. Ou Cristo é o Filho de Deus, o Salvador de nossas almas, ou então forçoso é abandoná-lo pois ele não ofereceria soluções. Pedro viveu inúmeras crises. Venceu-as confiando em Cristo! Se você usar o mesmo recurso, certamente obterá o mesmo resultado. Não há crise espiritual sem solução para o homem de fé. Enfrente com Cristo as crises da vida. Você será um extraordinário vencedor! - CR

Para quem iremos? Para Cristo, hoje e sempre. Só Ele tem as palavras de vida eterna.

Nenhum comentário:

Ponto de Pesquisa

Google