Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

JACTÂNCIA?

Leitura bíblica: Romanos 11.33-36
33. Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!
34. “Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?”
35. “Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense?”
36. Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.

Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém. (Rm 11.36)

Jactância, em termos bem atuais, é "se achar". Conta-se que Yuri Gagarin (o primeiro astronauta), ao retomar de seu vôo em torno da órbita terrestre teria dito: estive no céu e não encontrei Deus. Talvez tenha sido apenas uma piada de mau gosto, mas não deixa de revelar o quanto o ser humano "se acha". Basta pensar, para ser simplista, na proporção entre o planeta Terra (em torno do qual dera umas voltinhas) e o sistema solar, a Via Láctea, o Universo. Talvez um grãozinho de areia em uma enorme praia?
Deus é muito maior que o próprio infinito. Não é o maior entre os deuses, mas o único. Não há outro sequer semelhante. Todas as coisas são dele, por ele e para ele, Deus é tudo em todos; tudo existe nele, causado e sustentado por ele.
Por que esse ser tão imenso em poder, sabedoria, majestade, santidade se teria dignado a tornar este grãozinho de areia cósmica em um lugar habitável e aqui nos colocou? Por que se importou tanto conosco que abriu mão de sua condição de Deus para nos dar tamanha dignidade ao tornar-se um de nós? Por que faz tanta questão de vir ao nosso encontro?
Veja a resposta do apóstolo Paulo: Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?
Em palavras bem simples: não sei! Não dá para saber, porque Deus é maravilhoso demais para ser explicado. Mas ele se revelou na criação, nas Escrituras e principalmente na pessoa histórica de Jesus de Nazaré, que é a expressão exata do ser divino. Tudo que se pode conhecer de Deus foi explicitado, deixado claro de forma indiscutível em Jesus, o Cristo de Deus. Só posso encerrar com uma frase emprestada do irmão Paulo: A ele seja a glória para sempre! Amém. - MHJ

Não posso explicar Deus nem compreender sua grandeza, mas posso conhecê-lo por meio de Jesus.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Mensagem bíblica, e nota sobre o resultado do Enem

Enem divulga resultado em novembro

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) irá divulgar na segunda quinzena de novembro o boletim com os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O resultado será enviado aos candidatos pelos Correios e também estará disponível na internet, no site www.inep.gov.br. Realizado no último domingo, o exame contou com a inscrição de 3,5 milhões de estudantes, 200 mil pessoas a menos que em 2006, segundo o Ministério da Educação.


ESQUECER

Leitura bíblica: Hebreus 6.7-12
7. Pois a terra, que absorve a chuva que cai freqüentemente, e dá colheita proveitosa àqueles que a cultivam, recebe a bênção de Deus.
8. Mas a terra que produz espinhos e ervas daninhas, é inútil e logo será amaldiçoada. Seu fim ser queimada.
9. Amados, mesmo falando dessa forma, estamos convictos de coisas melhores em relação a vocês, coisas próprias da salvação.
10. Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.
11. Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança,
12. de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida.

Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês (Hb 6.10)

Pode Deus se esquecer de alguma coisa? Sim, pois ele diz: "Eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados" (Jr 31.34). É difícil compreender isso, visto que Deus é perfeito e tem pleno conhecimento de tudo. Porém, ele tem o poder para não se lembrar mais do pecado perdoado. Que alegria é também saber que Deus nunca se esquece de que aceitamos seu Filho Jesus! Na sua eterna e perfeita memória também fica guardado tudo que realizamos como seus filhos segundo sua vontade.
As pessoas que julgamos mais perfeitas podem esquecer e por isso tornar-se injustas. Amigos nossos em uma cidade interiorana receberam um conhecido deles que veio para um tratamento numa clínica local. Faltavam-lhe até recursos para contribuir para a mesa alguma vez. Depois de um mês, já com a saúde restaurada, ele se despediu rapidamente, de modo que o hospedeiro comentou: "E nem nos agradeceu!" Esperando o agradecimento normal, sentiram-se injustiçados.
Sendo Deus absolutamente justo, premiará todo cristão que vive para servi-lo. "Não se esquecerá do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los" (v 10). Conhecemos um casal de cristãos, beirando noventa anos de idade. Andam hoje com muita dificuldade. Quase nunca podem sair, mas animam-se quando lembram os muitos anos que serviram numa igreja, ele dirigindo a escola bíblica dominical, e ambos ensinando classes. Sempre se dispuseram a ajudar em tudo que estivesse no seu poder. Os muitos atos e os conselhos que deram aos irmãos ficam todos registrados na eterna memória do Senhor. Nosso texto anima o cristão a continuar mostrando a mesma prontidão para ajudar os irmãos. E avisa do perigo de se tornar negligente, pois o serviço requer fé e paciência. Cristo diz: "Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez" (Ap 22.12). - TL

Quem se esquece de Deus só tem a perder.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

VIDA PLENA

Leitura bíblica: João 10.7-10
1. Então Jesus afirmou de novo: “Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas.
2. Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram.
3. Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo.Entrará e sairá, e encontrará pastagem.
4. O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.

Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente (Jo 10.10)



Vida e morte são limites da existência. Em geral, a vida é saudada com alegria, entusiasmo, tanto em seu nascedouro como em sua permanência. Já a morte, se inesperada, é vista como tragédia; se inevitável, com resignação. Afinal, a morte continua sendo um mistério para a grande maioria das pessoas.

Jesus revolucionou todos os conceitos sobre a vida mostrando que a vida eterna é a realidade que se efetiva pela reconciliação do homem com Deus. Mais ainda, a noção de vida plena, exposta por Jesus nessa conhecida alegoria do Bom Pastor, é abrangente e certamente inclui nossa vida terrena. É verdade que estamos sujeitos a "chuvas e trovoadas", ou seja, às constantes flutuações a que a existência nos submete: a instabilidade no emprego, a falta de recursos, o crescimento do custo de vida, o apetite fiscal das autoridades e muito mais. Tais fatos são inevitáveis e ocorrem para "gregos e troianos", quero dizer, para cristãos e não cristãos.

Mas... e a plenitude de vida prometida por Jesus? Ele mesmo não afirmou que no mundo teremos aflições? Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. -Jo 16.33
Bem, a vida plena não é simplesmente sinônimo de riqueza, bens, saúde, boa relação familiar, embora possa abranger esses itens. A plenitude prometida é a da segurança em Deus, a da resistência com suporte divino, a da convicção de que nada, força alguma, poderá desalojar-nos do regaço e do amor de Deus. É a da figura narrada por Cristo que fala da casa construída sobre a rocha:" Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra ela e não caiu porque tinha os seus alicerces na rocha"

Vida plena é bênção de Deus. É alegria e paz em plena tormenta. É segurança no meio da maior luta ou dificuldade. Foi o que Ele nos ensinou. Reveja o seu conceito de vida e adote o plano sólido que resulta da comunhão com Cristo. Vale a pena viver com plenitude. Alcance-a com Jesus. - CT

Vida plena: certeza inabalável da segurança em Deus.

Ponto de Pesquisa

Google