Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

sábado, 28 de junho de 2008

PACIÊNCIA

Leitura bíblica: Gênesis 13.10-17
10. Olhou então Ló e viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito. Isto se deu antes de o SENHOR destruir Sodoma e Gomorra.
11. Ló escolheu todo o vale do Jordão e partiu em direção ao leste. Assim os dois se separaram:
12. Abrão ficou na terra de Canaã, mas Ló mudou seu acampamento para um lugar próximo a Sodoma, entre as cidades do vale.
13. Ora, os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o SENHOR.
14. Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló separou-se dele: “De onde você está, olhe para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste:
15. toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre.
16. Tornarei a sua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se for possível contar o pó da terra, também se poderá contar a sua descendência.
17. Percorra esta terra de alto a baixo, de um lado a outro, porque eu a darei a você”.

Sejam pacientes para com todos (1Ts 5.14).

Quantas vezes ouvimos alguém dizer: "Tenha paciência!" A ênfase bíblica na paciência torna-se necessária porque a falta de paciência faz parte da nossa natureza. Aliás, uma faceta do fruto do Espírito que habita no cristão é paciência (”Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade...” - Gl 5.22). Quer dizer, há situações que oferecem oportunidades para o exercício da paciência além da tolerância que possamos demonstrar naturalmente. Somente o Espírito de Deus é capaz de nos tornar pacientes nessas situações. Um servo de Deus muito experimentado em trabalhar com outros servos de Deus advertiu: (1) Sejam pacientes para com Deus, no que ele quer fazer; (2) sejam pacientes para com seus semelhantes e (3) seja paciente para com você mesmo, porque não poderá aprender tudo de uma vez.
Quanto à paciência para com nossos semelhantes, nossa leitura mostra como Abraão exibiu paciência durante vários anos para com seu sobrinho Ló: quando Ló preferiu morar na cidade pecaminosa de Sodoma e quando foi socorrer Ló apesar da escolha errada deste, resgatando-o dos inimigos que o levaram. Intercedeu fervorosamente por ele e foi respondido quando a cidade foi destruída e Ló salvo pelos anjos com as duas filhas. Pode também haver necessidade de paciência para com nossos familiares e parentes, especialmente quando não seguem a Cristo e quando aceitam doutrinas contrárias às nossas. Ou quando tomam decisões contrárias aos nossos conselhos e esperanças. Igualmente cabe a nós exercer a paciência nas relações na igreja, conservando "a unidade pelo vínculo da paz" (Ef 4.3). Afinal, somos membros do corpo de Cristo com o dever de nos amar uns aos outros como ele nos amou. Ser paciente "para com todos," como manda o nosso versículo, inclui aqueles com opiniões contrárias à nossa, pois todos têm o direito de expressão. Estende-se igualmente aos fracos na fé e desencaminhados, pois é no ambiente da união que o Senhor concede sua bênção (”Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes. É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o SENHOR concede a bênção da vida para sempre.” - Sl 133). - TL

Ter paciência é saber aguardar a hora de Deus agir.

Nenhum comentário:

Ponto de Pesquisa

Google