Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

sábado, 12 de janeiro de 2008

CONFIANÇA

Leitura bíblica: Jó 1.1-22
1. Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal.
2. Tinha ele sete filhos e três filhas,
3. e possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de boi e quinhentos jumentos, e tinha muita gente a seu serviço. Era o homem mais rico do oriente.
4. Seus filhos costumavam dar banquetes em casa, um de cada vez, e convidavam suas três irmãs para comerem e beberem com eles.
5. Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: “Talvez os meus filhos tenham, lá no íntimo, pecado e amaldiçoado a Deus”. Essa era a prática constante de Jó.
6. Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao SENHOR, e Satanás também veio com eles.
7. O SENHOR disse a Satanás: “De onde você veio?” Satanás respondeu ao SENHOR: “De perambular pela terra e andar por ela”.
8. Disse então o SENHOR a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”.
9. “Será que Jó não tem razões para temer a Deus?”, respondeu Satanás.
10.“Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra.
11.Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face.”
12.O SENHOR disse a Satanás: “Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não toque nele”. Então Satanás saiu da presença do SENHOR.
13.Certo dia, quando os filhos e as filhas de Jó estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho,
14.um mensageiro veio dizer a Jó: “Os bois estavam arando e os jumentos estavam pastando por perto,
15.quando os sabeus os atacaram e os levaram embora. Mataram à espada os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar!”
16.Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: “Fogo de Deus caiu do céu e queimou totalmente as ovelhas e os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar!”
17.Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: “Vieram caldeus em três bandos, atacaram os camelos e os levaram embora. Mataram à espada os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar!”
18.Enquanto ele ainda estava falando, chegou ainda outro mensageiro e disse: “Seus filhos e suas filhas estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho,
19.quando, de repente, um vento muito forte veio do deserto e atingiu os quatro cantos da casa, que desabou. Eles morreram, e eu fui o único que escapou para lhe contar!”
20.Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se, rosto em terra, em adoração,
21.e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O SENHOR o deu, o SENHOR o levou; louvado seja o nome do SENHOR ”.
22.Em tudo isso Jó não pecou e não culpou a Deus de coisa alguma.

Bendirei o Senhor o tempo todo! (Sl 34.1)

Uma das histórias mais belas da Bíblia é a de Jó. E hoje, quando relacionamento com Deus e sofrimento são tidos como coisas incompatíveis, vale a pena lembrar sua vida. É o típico caso de quem não merecia sofrer. Jó era íntegro, bom pai, bom marido, rico, justo e, de quebra, temente a Deus. Ao ser posto à prova, começa um processo intenso de autodescoberta e conhecimento em níveis muito mais profundos do que ele jamais poderia imaginar. Na verdade, Deus não precisava provar nada para ninguém; afinal, ele sabe de tudo. Mas, deixe-me perguntar: você leu o texto bíblico indicado? Não?! Então vá ler e depois volte aqui.
Pronto! Agora que você leu, podemos continuar! Até onde será que um homem pode suportar perdas, dores, frustrações e problemas? Até que ponto problemas e perdas são sinais do abandono de Deus? Ou de que Ele não se importa mais? A experiência de Jó nos revela um homem que sabia viver, usufruir o presente e equilibrar todos os seus afazeres junto da alegria de celebrar em família e de buscar a Deus. Tinha riqueza, alegria e bons filhos, mas não fundamentava sua vida em nada disso. Sua vida estava fundamentada na certeza de que Deus é bom e digno de confiança e de ser adorado. Já não cria que Deus fosse culpado da sua "má sorte". Ele não transferiu para as "costas largas" de Deus os problemas que a vida lhe causou. Já não vivia uma relação utilitarista e interesseira com Deus. Ele O amava e cria em Deus pelo que Ele era: Senhor da sua vida!
A vida de Jó não pode ser lida apenas no capítulo 1. Leia tudo! Já não teve "paciência"; ele teve resistência, teve perseverança, teve força, teve confiança imutável em Deus. E tudo o que teve para resistir e lutar veio de seu relacionamento com Deus. O mesmo Deus que esteve presente ao longo do sofrimento de Jó, se fez homem em Jesus e sofreu e morreu por nós. O mesmo Deus quer forjar em você um caráter tão íntegro quanto o de Jó. - WMJ

Vale a pena buscar a Deus em todas as circunstâncias da vida.

Um comentário:

Joymarck Shoes disse...

louvado seja Deus!

Ponto de Pesquisa

Google