Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

TRADIÇÃO

Leitura bíblica: Mateus 15.1-9
1. Então alguns fariseus e mestres da lei, vindos de Jerusalém, foram a Jesus e perguntaram:
2. “Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer!”
3. Respondeu Jesus: “E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês?
4. Pois Deus disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’.
5. Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é uma oferta dedicada a Deus’,
6. ele não está mais obrigado a ‘honrar seu pai’ dessa forma. Assim, por causa da sua tradição, vocês anulam a palavra de Deus.
7. Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo:
8. “ ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
9. Em vão me adoram;seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’”.

Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens. (Mt 15.8-9)

Parece incrível, mas existem pessoas que colocam as suas tradições familiares e religiosas acima de Deus. São pessoas que dizem ter devoção a Deus, mas as suas tradições e os ensinos dos antigos estão acima dele e de Sua Palavra. Certa vez um grupo de fariseus, que era um grupo muito fiel à sua religião, procurou Jesus, questionando o porquê de Seus discípulos não guardarem a tradição de seu povo, ou seja, o ensino dos antigos. Aí Jesus os pegou, mostrando que eles estavam mais preocupados com a tradição humana e religiosa do que com os ensinos de Deus, mesmo eles sendo tão religiosos, o que no caso era muito pior. Hoje existem pessoas que vivem da mesma maneira. Colocam as suas tradições e os ensinos dos antigos acima de Deus, e pior, não obedecem à Palavra de Deus, à Bíblia. Espero que você, prezado leitor, não seja uma destas pessoas, pois não adianta ser religioso se os ensinos de homens e as tradições estão acima de Deus e de Sua Palavra. Você realmente conhece a Deus? Qual é a sua real situação? Você é verdadeiramente temente a Deus, ou meramente religioso?
Se você continuar lendo este texto de Mateus, você vá claramente Jesus Cristo ensinando que não é o guardar uma tradição humana, ou olhar para o exterior das pessoas que faz diferença, mas sim, o seu coração transformado, a sua mente transformada, pois é de lá que partem todas as coisas, boas ou más. No caso, Jesus está falando das coisas más que saem e que destroem a vida das pessoas. Ser religioso não resolve e não transforma os problemas do ser humano. O interior (o coração) do homem precisa ser transformado de fato e de verdade, e não é uma religiosidade aparente que vai melhorar a vida de ninguém. O que muda mesmo é passar por uma verdadeira transformação em sua mente por meio de Jesus Cristo. - HK

Não pareça apenas ser cristão, seja de fato!

Nenhum comentário:

Ponto de Pesquisa

Google