Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

JACTÂNCIA?

Leitura bíblica: Romanos 11.33-36
33. Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!
34. “Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?”
35. “Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense?”
36. Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.

Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém. (Rm 11.36)

Jactância, em termos bem atuais, é "se achar". Conta-se que Yuri Gagarin (o primeiro astronauta), ao retomar de seu vôo em torno da órbita terrestre teria dito: estive no céu e não encontrei Deus. Talvez tenha sido apenas uma piada de mau gosto, mas não deixa de revelar o quanto o ser humano "se acha". Basta pensar, para ser simplista, na proporção entre o planeta Terra (em torno do qual dera umas voltinhas) e o sistema solar, a Via Láctea, o Universo. Talvez um grãozinho de areia em uma enorme praia?
Deus é muito maior que o próprio infinito. Não é o maior entre os deuses, mas o único. Não há outro sequer semelhante. Todas as coisas são dele, por ele e para ele, Deus é tudo em todos; tudo existe nele, causado e sustentado por ele.
Por que esse ser tão imenso em poder, sabedoria, majestade, santidade se teria dignado a tornar este grãozinho de areia cósmica em um lugar habitável e aqui nos colocou? Por que se importou tanto conosco que abriu mão de sua condição de Deus para nos dar tamanha dignidade ao tornar-se um de nós? Por que faz tanta questão de vir ao nosso encontro?
Veja a resposta do apóstolo Paulo: Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?
Em palavras bem simples: não sei! Não dá para saber, porque Deus é maravilhoso demais para ser explicado. Mas ele se revelou na criação, nas Escrituras e principalmente na pessoa histórica de Jesus de Nazaré, que é a expressão exata do ser divino. Tudo que se pode conhecer de Deus foi explicitado, deixado claro de forma indiscutível em Jesus, o Cristo de Deus. Só posso encerrar com uma frase emprestada do irmão Paulo: A ele seja a glória para sempre! Amém. - MHJ

Não posso explicar Deus nem compreender sua grandeza, mas posso conhecê-lo por meio de Jesus.

Nenhum comentário:

Ponto de Pesquisa

Google