Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

sábado, 27 de outubro de 2007

ÚNICA SAÍDA

Leitura bíblica: Lucas 13.1-5
1. Naquela ocasião, alguns dos que estavam presentes contaram a Jesus que Pilatos misturara o sangue de alguns galileus com os sacrifícios deles.
2. Jesus respondeu: Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros, por terem sofrido dessa maneira?
3. Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.
4. Ou vocês pensam que aqueles dezoito que morreram, quando caiu sobre eles a torre de Siloé, eram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém?
5. Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.

Se não se arrependerem, todos vocês também perecerão (Lc 13.5)

“Estou inocente do sangue desse homem" (Mt 27.24). Com essas palavras, Pôncio Pilatos, governador da Judéia, lavando suas mãos, tentou eximir-se da culpa na condenação de Jesus. Era homem perverso e sanguinário e, segundo o nosso texto, submeteu ao sofrimento alguns galileus, misturando o sangue deles com sacrifícios (v.1). Cristo ouviu a insinuação que fizeram. Queriam associar o pecado com o sofrimento, idéia muito generalizada até os dias de hoje. É bem possível que, se fossem fariseus - caracterizados por senso próprio de justiça - não admitiriam ser confundidos com os galileus sacrificados. Jesus, porém, não lhes permitiu qualquer subterfúgio e, com clareza, afirmou: "Vocês pensam que eles eram mais pecadores por ter sofrido dessa maneira?" (v 2). E acrescentou: "Todos vocês perecerão se também não se arrependerem".
É bom saber que nem todo sofrimento é causado pelo pecado, e também que não há qualquer pecado que possa ser atenuado pelo simples sofrimento. O homem, sofrendo ou não, busca saídas para sua iniqüidade. Quer sacudir o peso de sua culpa, aliviar sua consciência, encontrar atalhos ou desvios na sua trajetória para Deus. Não consegue êxito. No relacionamento com Deus não há nenhum "jeitinho" ou "quebra-galho", comparações, autojustificação e outros expedientes que possam mudar a situação do homem afastado de Deus. Para a reconciliação com o Criador só há um caminho. Uma única saída: arrependimento e confiança em Jesus. É preciso sensatez! Se é certo que precisamos de um exame íntimo para "viver" o arrependimento, obra provocada pelo Espírito Santo, também é certo que devemos abrir nosso coração à graça de Cristo para receber perdão e paz com Deus. É verdade! O sofrimento purifica a alma. Mas é a conversão - mudança de mente - que traz a paz definitiva ao coração. Você tem muitos caminhos, mas uma única saída: Cristo. Use-a. - CT

Arrependimento: porta aberta para o ajuste com Deus.

Nenhum comentário:

Ponto de Pesquisa

Google