Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

VÍCIOS

Leitura bíblica: Efésios 5.15-20
15.Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,
16.aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.
17.Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
18.Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,
19.falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,
20.dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito. (Ef 5.18)

O que é embriaguez? Fácil, não? É aquele estado "alterado" de quem bebeu demais de alguma bebida alcoólica, certo? É o que o nosso texto de hoje diz, e ele condena isso, concorda? Talvez, mas se ficarmos só com esse versículo, rigorosamente ao pé da letra, poderíamos até entender que não há problema em embriagar-se, desde que não seja com vinho - portanto, dê-lhe cachaça, por exemplo! É claro que a idéia não é esta. Acontece que, quando Paulo escreveu isso, não havia muita escolha para quem queria embriagar-se: o recurso disponível era mesmo o vinho. Hoje há outros meios, até surpreendentes (chegaremos lá). Portanto, o que importa aqui é que embriagar-se é ruim. Mas o que, afinal, há de mau na embriaguez? Não é tanto o fato de incomodar os outros (nem sempre acontece isso) ou de fazer mal à saúde (isto só é realmente perigoso quando é constante). O problema é que qualquer embriaguez nos rouba o controle sobre nós mesmos. Perdemos a razão, que é justamente o que nos distingue como seres humanos. É parte importante da "imagem de Deus" em nós; assim, a embriaguez nos afasta de Deus, estado que a Bíblia costuma chamar de "pecado". Alguém embriagado não tem como cumprir o q Deus quer, porque nem consegue pensar direito.
Contudo, não é apenas o exagero alcoólico que leva à embriaguez: há muitas formas. As mais grosseiras são drogas em geral (da maconha em diante), mas há outras mais sutis, até mesmo atividades normalmente inocentes e boas, quando perdem o foco e as medidas. Exemplos: divertimentos (esportes, jogos), trabalho (já ouviu falar nos workaholics - os viciados em trabalho?), até mesmo o êxtase religioso (cristão!), e por aí vai. O conselho é: não deixe que nada disso predomine, mas dê o comando da sua vida ao Espírito Santo. Ele sabe o que é bom para nós e preserva a clareza da nossa mente, evitando que atividades boas degenerem. - RK

O fruto do Espírito é... domínio próprio (Gl 5.22)

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

ONDE MORA A FELICIDADE!!!

Leitura bíblica: 1 Reis 1.11-30
11. Natã perguntou então a Bate-Seba, mãe de Salomão: “Você ainda não sabe que Adonias, o filho de Hagite, tornou-se rei, sem que o nosso senhor Davi ficasse sabendo?
12. Agora, vou dar-lhe um conselho para salvar a sua vida e também a vida do seu filho Salomão.
13. Vá perguntar ao rei Davi: Ó rei, meu senhor, não juraste a esta tua serva, prometendo: ‘Pode estar certa de que o seu filho Salomão me sucederá como rei, e se assentará no meu trono’? Por que foi, então, que Adonias se tornou rei?
14. Enquanto você ainda estiver conversando com o rei, eu entrarei e confirmarei as suas palavras”.
15. Então Bate-Seba foi até o quarto do rei, já idoso, onde a sunamita Abisague cuidava dele.
16. Bate-Seba ajoelhou-se e prostrou-se, rosto em terra, diante do rei. “O que você quer?”, o rei perguntou.
17. Ela respondeu: “Meu senhor, tu mesmo juraste a esta tua serva, pelo SENHOR, o teu Deus: ‘Seu filho Salomão me sucederá como rei e se assentará no meu trono’.
18. Mas agora Adonias se tornou rei, sem que o rei, meu senhor, o soubesse.
19. Ele sacrificou muitos bois, novilhos gordos e ovelhas, e convidou todos os filhos do rei, o sacerdote Abiatar, e Joabe, o comandante do exército, mas não convidou o teu servo Salomão.
20. Agora, ó rei, meu senhor, os olhos de todo o Israel estão sobre ti para saber de tua parte quem sucederá ao rei, meu senhor, no trono.
21. De outro modo, tão logo o rei, meu senhor, descanse com os seus antepassados, eu e o meu filho Salomão seremos tratados como traidores”.
22. Ela ainda conversava com o rei, quando o profeta Natã chegou.
23. Assim que informaram o rei que o profeta Natã havia chegado, ele entrou e prostrou-se, rosto em terra, diante do rei.
24. E Natã lhe perguntou: “Ó rei, meu senhor, por acaso declaraste que Adonias te sucederia como rei e que ele se assentaria no teu trono?
25. Hoje ele foi matar muitos bois, novilhos gordos e ovelhas. Convidou todos os filhos do rei, os comandantes do exército e o sacerdote Abiatar. Agora eles estão comendo e bebendo com ele e celebrando: ‘Viva o rei Adonias!’
26. Mas ele não convidou a mim, que sou teu servo, nem ao sacerdote Zadoque, nem a Benaia, filho de Joiada, nem a teu servo Salomão.
27. Seria isto algo que o rei, meu senhor, fez sem deixar que os seus conselheiros soubessem quem sucederia ao rei, meu senhor, no trono?”
28. Então o rei Davi ordenou: “Chamem Bate-Seba”. Ela entrou e ficou em pé diante dele.
29. O rei fez um juramento: “Juro pelo nome do SENHOR, o qual me livrou de todas as adversidades,
30. que, sem dúvida, hoje mesmo vou executar o que jurei pelo SENHOR, o Deus de Israel. O meu filho Salomão me sucederá como rei e se assentará no meu trono em meu lugar”.

Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. (Ef 6.4)

No jardim da entrada da minha casa há uma placa com a exclamação "Aqui mora a felicidade!". Também aos meus amigos costumo dizer que a minha casa é o meu porto seguro onde encontro a paz e a alegria, e onde aprendi a viver em comunhão com meus irmãos e, o melhor de tudo, aprendi a linguagem do amor. Aos domingos, quando almoçamos juntos, meus pais, os cinco filhos, as noras e os quatro netos, vejo que não é só a felicidade que mora ali, mas também a esperança, o perdão, a compreensão e a comunhão: é Deus com todos os seus atributos.
Na velhice dos meus pais podem existir dores que os anos trazem, mas vejo neles a alegria de poderem contemplar uma família unida em amor e a transmissão desse amor aos lares dos seus filhos. Isso acontece porque amamos o nosso Deus vivo, que nos livra das nossas angústias.
Davi deve ter ficado muito triste ao saber que seus filhos não se respeitavam, e muito menos respeitavam a decisão do pai, de modo que precisaria intervir para que fosse feita a vontade do Senhor. Davi teria menos problemas se tivesse ensinado aos seus filhos a se amarem e em tudo obedecerem a Deus. Um famoso pai dos nossos dias, que também é considerado como um rei, lamenta em público não ter participado da vida do filho e por isso não ter percebido que o filho havia se envolvido com drogas. Não deve ser fácil ser pai, muito menos sendo rei, mas nada e função nenhuma isentam o dever dos pais de ensinarem os filhos o caminho em que devem andar e nada isenta aos filhos o dever de honrarem os pais em tudo. - LM

A felicidade e a união faz morada nos lares onde se vive o amor.

domingo, 11 de novembro de 2007

A melhor amizade perdura num mundo inamistoso

“Fazei para vós amigos por meio das riquezas injustas, para que, quando estas vos falharem, vos recebam nas moradias eternas.” — LUCAS 16:9.

“AQUELE que é de poucos meios é objeto de ódio mesmo para o seu próximo, porém, muitos são os amigos do rico.” (Provérbios 14:20) Este provérbio do Rei Salomão, de Israel, não se aplicava ao maior homem que já andou na terra, Jesus Cristo, que é maior do que Salomão. Jesus não achegou os israelitas a uma associação íntima consigo mesmo por meio de riquezas materiais; tampouco reconhecia a riqueza terrena como base para uma amizade verdadeira e duradoura.

2 É verdade que Jesus disse em certa ocasião: “Fazei para vós amigos por meio das riquezas injustas, para que, quando estas vos falharem, vos recebam nas moradias eternas.” (Lucas 16:9) Mas os “amigos” a que Jesus se referia eram Jeová Deus, a Fonte de todos os bens de valor, e ele mesmo, como Filho de seu infinitamente rico Pai. Se hoje acatarmos o mesmo conselho, seremos introduzidos na melhor amizade que se pode usufruir na terra, a de Jeová Deus, por meio de seu abnegado Filho, Jesus Cristo.

3 Estes Celestiais, por causa de sua vida imortal, podem permanecer nossos Amigos constantes e podem introduzir-nos nas “moradias eternas”. Isto é assim quer essas “moradias eternas” estejam no céu acima, com todos os santos anjos, quer aqui nesta terra, no Paraíso restabelecido. — Lucas 23:43.

Ponto de Pesquisa

Google