Leitura bíblica: Mateus 26.31-35,58,69-75
31. Então Jesus lhes disse: “Ainda esta noite todos vocês me abandonarão. Pois está escrito: “ ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão dispersas’
32. Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galiléia”.
33. Pedro respondeu: “Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei!”
34. Respondeu Jesus: “Asseguro-lhe que ainda esta noite, antes que o galo cante, três vezes você me negará”.
35. Mas Pedro declarou: “Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei”. E todos os outros discípulos disseram o mesmo.
58. E Pedro o seguiu de longe até o pátio do sumo sacerdote, entrou e sentou-se com os guardas, para ver o que aconteceria.
69. Pedro estava sentado no pátio, e uma criada, aproximando-se dele, disse: “Você também estava com Jesus, o galileu”.
70. Mas ele o negou diante de todos, dizendo: “Não sei do que você está falando”.
71. Depois, saiu em direção à porta, onde outra criada o viu e disse aos que estavam ali: “Este homem estava com Jesus, o Nazareno”.
72. E ele, jurando, o negou outra vez: “Não conheço esse homem!”
73. Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: “Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia”.
74. Aí ele começou a se amaldiçoar e a jurar: “Não conheço esse homem!” Imediatamente um galo cantou.
75. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: “Antes que o galo cante, você me negará três vezes”. E, saindo dali, chorou amargamente.
Se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tg 5.15)
O pecado é comum a todos nós e nos amarguramos com ele. Vez após outra, desapontamos a Deus e choramos amargamente arrependidos. Quantas vezes nossas inconseqüências entristecem não só a Ele, mas aos nossos queridos! Contudo, para Deus este não é o final da história. Não foi o fim para Davi, nem para Pedro ou para Paulo. O diabo está à nossa volta para evitar que voltemos a Jesus para ser perdoados. Uma de suas táticas é fazer o cristão acreditar que, se pecar, Deus não terá mais compaixão dele, mas Deus tem prazer em nos restaurar à sua comunhão, desde que nos arrependamos mais uma vez... e mais uma vez... e ainda mais uma vez...
Satanás cochicha aos nossos ouvidos: "Você acredita mesmo que vai ser perdoado outra vez?". Dentro da aritmética de Jesus, porém, podemos dizer que ele nos perdoa até setenta vezes sete (Mt 18.22). Foi terrível o que Pedro fez, negando a Jesus, e tudo começou com uma mentira (Mt 26.70). Depois ele continuou mentindo e mentindo para sustentar a primeira mentira, no afã de salvar a própria pele. Precisamos entender que escapar dos problemas e tribulações nem sempre resolve. Pedro pensou que poderia, mas acabou negando a sua amizade com o Senhor; por fim, acabou praguejando e jurando que suas mentiras eram verdade (Mt 26.72-74). Não foi à toa que saiu dali chorando amargamente.
Lembre-se de que Satanás é o pai de todas as mentiras: quando ele mente fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso por natureza (Jo 8.44). Algum dia, na sua vida, você foi tentado a acreditar nas mentiras dele? Leia a pergunta de Jesus a Pedro no evangelho de João (21.15-17) e verá o que você precisa ter no coração. Somente com Jesus existe a possibilidade de recomeçar porque, quando arrependidos nos aproximamos dele, ele nos perdoa e nos restaura para começar tudo novamente. - EOL
Somente em Cristo existe recomeço.
"A paz esteja convosco!" Estudo bíblico; Antigo e Novo Testamento, incluindo análises de fatos relacionados, o uso dos ensinamentos bíblicos para auxilar na compreensão do mundo comtemporâneo, numa abordagem sútil e de fácil entendimento. Uma leitura recomendada ao público de todas as idades, crenças, etnias, e pequisadores que buscam sabedoria... Testemunhas de Jeová,Evangélicos, Católicos, Espíritas, e cépticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário