Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

domingo, 27 de setembro de 2009

BEM-AVENTURADO!

Leitura bíblica: Efésios 4.22-32
22.Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,
23.a serem renovados no modo de pensar e,
24.a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.
25.Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.
26.Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha,
27.e não dêem lugar ao Diabo.
28.O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.
29.Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.
30.Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.
31.Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.
32.Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.

Bem-aventurado o que acode ao necessitado (Sl 41.1, ARA)

A questão bíblica de amparar os pobres gera um sem-fim de argumentos para mostrar que não se pode levar tão a sério esta orientação.
"Se for dar a todos os necessitados que conheço, vou à falência num dia", dizem, ou "não tenho nada para dar: eu mesmo sou necessitado". Até parece ser privilégio dos ricos, que seriam os aptos a cumprir o mandamento. Nossa leitura de hoje, porém, aponta em outra direção quando fala de trabalhar para ter o que repartir com o necessitado. Ainda que se refira a ex-ladrões, sua promessa não se limita a eles. O contexto fala da diferença de vida de quem, liberto por Cristo, vive agora uma "vida nova". Ora, diferentemente da vida anterior dominada por egoísmo e insensibilidade, esta nova vida deve revelar uma nova postura frente à pobreza do próximo.
Nela não há lugar para a desculpa sistemática de não ter para dar. A orientação bíblica é de trabalhar para ter não só o necessário, mas também algo para ajudar o próximo.
Talvez isso pareça "pesado" demais. Lembre-se, no entanto, que para os filhos de Deus vale "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". Se você se ama a ponto de trabalhar para ter algum conforto, por que não propiciar um pouco dele aos que não têm onde dormir e o que comer - e que você diz amar?
Pude observar isso na vida de uma senhora que conheci. Era uma mulher simples e consagrada, mas muito doente, passando quase constantemente de cama. Apesar disso ela costurava "para fora", mesmo sem precisar do dinheiro que seu trabalho rendia. Quando lhe perguntei por que tanto sacrifício, ela citou Efésios 4.28 e afirmou: "a minha maior felicidade é poder dar do que tenho para as pessoas necessitadas". Sei que há outras pessoas que agem assim e estou certo de que experimentam a bênção de Deus e são bem-aventuradas. - MRI

Dar faz multiplicar, reter faz encolher

Visite:
http://sites.google.com/site/solpoesiador
http://sites.google.com/site/dojacuri

Quer ganha dinheiro com o seu blog? veja como em http://blogajudaadsense.blogspot.com/2009/07/quer-ganhar-dinheiro-com-o-seu-site.html

Nenhum comentário:

Ponto de Pesquisa

Google