Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Jó perseverou, e nós também podemos perseverar

"Eis que proclamamos felizes os que perseveraram." — TIAGO 5:11.
‘O DIABO me persegue! Sinto-me como Jó!’ Foi com essas palavras que A. H. Macmillan expressou seus sentimentos a um amigo íntimo na sede das Testemunhas de Jeová. O irmão Macmillan terminou a sua carreira terrestre à idade de 89 anos, em 26 de agosto de 1966. Ele sabia que o crédito pelo serviço fiel prestado por cristãos ungidos, tais como ele, ‘os acompanharia’. (Revelação [Apocalipse] 14:13) Deveras, eles continuariam sem interrupção no serviço de Jeová devido à sua ressurreição para a vida imortal no céu. Os amigos do irmão Macmillan alegraram-se de que ele obteve esta recompensa. Nos seus últimos anos na terra, porém, ele sofreu diversas provações, inclusive problemas com a saúde, que o faziam perceber claramente as tentativas de Satanás, de fazê-lo violar a sua integridade para com Deus.
2 Quando o irmão Macmillan disse que se sentia como Jó, ele se referiu a um homem que suportou grandes provas de fé. Jó viveu "na terra de Uz", provavelmente na parte norte da Arábia. Sendo descendente de Sem, filho de Noé, era adorador de Jeová. As provas de Jó parecem ter ocorrido algum tempo entre a morte de José e a época em que Moisés mostrou ser reto. Durante aquele período, ninguém na terra era igual a Jó em devoção piedosa. Jeová considerava Jó como homem inculpe, reto e temente a Deus. — Jó 1:1, 8.
3 Jó, sendo "o maior de todos os orientais", tinha muitos servos, e seu gado ascendia a 11.500 cabeças. Mas, para ele, as riquezas espirituais é que eram de importância máxima. Jó, igual aos pais piedosos hoje em dia, mui provavelmente ensinou a seus sete filhos e três filhas as coisas referentes a Jeová. Mesmo depois de não mais morarem na sua casa, atuava como sacerdote da família por oferecer sacrifícios a favor deles, para o caso de terem pecado. — Jó 1:2-5.
4 Jó é alguém que os cristãos perseguidos devem considerar, a fim de se fortalecerem na perseverança paciente. O discípulo Tiago escreveu: "Eis que proclamamos felizes os que perseveraram. Ouvistes falar da perseverança de Jó e vistes o resultado que Jeová deu, que Jeová é mui terno em afeição e é misericordioso." (Tiago 5:11) Os seguidores ungidos de Jesus e os da atual "grande multidão", iguais a Jó, precisam ter perseverança para lidar com provas de fé. (Revelação 7:1-9) Portanto, em que provas teve de perseverar Jó? Por que aconteceram? E que proveito podemos tirar do que ele passou?
Uma questão fundamental
5 O que Jó não sabia era que uma grande questão estava para ser suscitada no céu. Certo dia, "os filhos do verdadeiro Deus entraram para tomar sua posição perante Jeová". (Jó 1:6) O Filho unigênito de Deus, a Palavra, estava presente. (João 1:1-3) Também estavam os anjos justos e os desobedientes angélicos ‘filhos de Deus’. (Gênesis 6:1-3) Satanás estava ali, porque sua expulsão do céu só ocorreria depois do estabelecimento do Reino em 1914. (Revelação 12:1-12) Nos dias de Jó, Satanás ia levantar uma questão fundamental. Estava para questionar a legitimidade da soberania de Jeová sobre todas as Suas criaturas.
6 "Donde vens?" perguntou Jeová. Satanás respondeu: "De percorrer a terra e de andar nela." (Jó 1:7) Estivera à procura de alguém para devorar. (1 Pedro 5:8, 9) Por fazer os que servem a Jeová violar a sua integridade, Satanás tentaria provar que ninguém obedece plenamente a Deus motivado por amor. Tratando da questão, Jeová perguntou a Satanás: "Fixaste teu coração no meu servo Jó, que não há ninguém igual a ele na terra, homem inculpe e reto, temendo a Deus e desviando-se do mal?" (Jó 1:8) Jó satisfazia as normas divinas, que levavam em conta a sua imperfeição. (Salmo 103:10-14) Mas, Satanás retrucou: "Acaso é por nada que Jó teme a Deus? Não puseste tu mesmo uma sebe em volta dele, e em volta da sua casa, e em volta de tudo o que ele tem? Abençoaste o trabalho das suas mãos, e o próprio gado dele se tem espalhado pela terra." (Jó 1:9, 10) O Diabo caluniou assim a Jeová Deus por dar a entender que ninguém O ama e adora pelo que é, mas que Ele suborna as criaturas para que O sirvam. Satanás alegou que Jó servia a Deus em troca de vantagens egoístas, não por amor.

Nenhum comentário:

Ponto de Pesquisa

Google