Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

domingo, 25 de novembro de 2007

GRAÇA TRANSBORDANTE

Leitura bíblica: Romanos 5.12-21
12. Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;
13. pois antes de ser dada a Lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei.
14. Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir.
15. Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!
16. Não se pode comparar a dádiva de Deus com a conseqüência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação.
17. Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.
18. Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.
19. Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.
20. A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,
21. a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça. (Rm 5.20)

A tendência natural de ressaltar o que é mau nos faz muitas vezes acreditar que o poder da morte e da influência do pecado é maior do que a influência da vida, da salvação.
Mentira. Essa é mais uma mentira em que caímos quando cedemos à nossa natureza pecaminosa.
O capítulo 5 do livro de Romanos nos deixa claro que maior é a força do sangue de Jesus para nos salvar, do que a força do pecado de Adão para nos levar à morte. Não devemos acreditar na mentira, que é pensar na supremacia do pecado sobre a graça.
O v. 20 é claro quando diz que o pecado é abundante. Ele é intenso, envolvente e destruidor, mas a graça é superabundante, é transbordante; o sacrifício de Jesus e o resultado dele é superior a qualquer outro poder.
Se estamos enfraquecidos, sendo levados ao desânimo, a dar lugar à tentação e ao pecado, pressionados por sua força, é hora de lembrar que temos liberdade para rejeitar o pecado e condição para sair desse estado de desesperança, porque se a força do pecado é grande, maior é a força que temos em Jesus.
Quem reina em nossa vida a partir do momento em que somos tocados por Deus e nos entregamos a ele é a graça pela justiça para conceder a vida eterna (v. 21).
Comece todos os dias firmado na verdade de que muito maior é o reino da vida. Se em Adão reinou a morte, em Jesus reina a vida. Não podemos ser enganados pela idéia tão constante de que a influência de Adão é maior do que o resultado da obra de Cristo. Não é.
Todas as vezes que formos pressionados pela força do pecado, devemos, podemos e temos de recorrer à força transbordante de JESUS. - HSG

Mude de estágio: deixe Adão e olhe para Jesus.

Nenhum comentário:

Ponto de Pesquisa

Google