Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

domingo, 12 de agosto de 2007

IMITAR DEUS

Leitura bíblica: Efésios 5.1,2
1. Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,
2. e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.
Sejam imitadores de Deus (Ef 5.1)
Imitar Deus? Como se faz isso?
Deus é grande, todo-poderoso, está em toda parte, sabe tudo, é eterno. Nós não somos nada disso. É verdade que o ser humano tem tentado chegar lá.
A primeira e mais desastrada tentativa foi a de Adão e Eva no Éden - tentaram ser "iguais a Deus" por influência de fonte não autorizada e ao contrário do que deveriam: em vez de seguir o Senhor, tentaram fazer-lhe concorrência. Sofremos até hoje os resultados dessa imitação torta. Em nossos dias criticam-se certas iniciativas científicas avançadas, dizendo-se que aquilo é "brincar de Deus", quando alguém tenta manipular a própria pessoa humana sem, na verdade, saber exatamente o que está fazendo. No entanto, nosso texto diz que devemos imitar Deus. Pois é, como, então?A chave está na primeira palavra da nossa leitura: "Portanto...", ou seja, em vista do que está escrito antes. Sugiro, por isso, ler também o último versículo do capítulo anterior (”Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” - 4.32). Ali, e também no que vem logo em seguida, aparece aquilo que Deus é antes e acima de tudo: amor (veja também 1Jo 4.7,8 – “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”). Esse amor se expressa em algumas atitudes: bondade, compaixão, perdão, entrega e sacrifício. No mundo em que vivemos, a capacidade de receber e transmitir amor é exclusiva do ser humano. Mais do que todo conhecimento, o amor é o que nos aproxima de Deus e nos torna semelhantes a ele: "O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica" (1Co 8.1) ensina Paulo.Como imitar Deus? Expondo-se ao seu amor, ao seu perdão, à sua compaixão, ao sacrifício de Jesus, recebendo tudo isso em nossa vida, deixando-o agir em nós e nos moldar, tornando-nos filhos de Deus, para depois imitar as mesmas atitudes, transmitindo-as ao nosso semelhante, como a criança imita o pai. Faça isso... ou melhor, antes de tentar fazê-lo, deixe que Deus o faça em sua vida; assim, sua imitação de Deus não será "mera imitação", mas parte da sua própria natureza. - RK

Deus, nosso Pai, é amor. Tal pai, tal filho - confere?

Nenhum comentário:

Ponto de Pesquisa

Google