Meus livros

BannerFans.com

Oportunidades

domingo, 12 de agosto de 2007

ALEGRIA NAS PROVAÇÕES

Leitura bíblica: Tiago 1.2-4
2. Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,
3. Pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
4. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

Considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações (Tg 1.2)

Se existe alguma coisa que as pessoas não gostam são as provações, as dificuldades e os problemas. Diante disso, quando observamos o que diz a Palavra, parece que ela não se encaixa bem no que pensamos em relação às provações.

Pois bem, quando a Bíblia diz que devemos considerar como motivo de grande alegria quando passamos por diversas provações, com certeza isso tem algo a ver com a verdade dos princípios da vida.
Posso me lembrar do tempo em que havia muita mata no interior de Minas, quando os lavradores derrubavam as árvores para preparar a roça e lançar as sementes. Às vezes, ao derrubar as árvores, ficava uma ou outra de pé no meio da roça. Só que, na primeira tempestade com ventos fortes, essas árvores caíam por falta de outras que lhes servissem de proteção. Por outro lado vimos também árvores que cresceram em campo aberto, sofrendo todas as intempéries desde que eram pequenas. Tais árvores tiveram de enfrentar ventos, tempestades, sol, chuva e calor, mas conseguiram crescer firmes, ao ponto de resistirem às mais duras tempestades.
Onde está a diferença? Nas provações! A que não estava acostumada a enfrentar as dificuldades desde a tenra idade não resistiu à primeira tempestade e caiu. Mas a que cresceu em meio às tempestades teve fibra para enfrentar mais um vendaval. O mesmo ocorre com a nossa vida. Pessoas que não estão acostumadas a enfrentar as provações são facilmente derrubadas na primeira dificuldade. É por isso que a Bíblia diz que devemos considerar motivo de toda alegria quando passamos por várias provações. Assim, quando suportamos as lutas do dia-a-dia com fé, Deus pode criar em nós mais uma virtude, a perseverança, para que a nossa vida não seja deficiente.

O homem que suporta com fé as provações receberá no fim a coroa da vida.

Nenhum comentário:

Ponto de Pesquisa

Google